* Por Jini Nogueira
O shopping sempre foi um ponto de encontro, um lugar de socialização e de histórias. Mas hoje a experiência não é mais a mesma. E quando falo isso não me refiro às novas tendências que chegam nas vitrines. E sim, a própria concepção de negócio.
O lugar que era meramente visto como um único objetivo de consumo evoluiu e ganhou novos ares. O “comprar” se tornou uma das diversas possibilidades para se fazer dentro desse espaço. Há 13 anos trabalhando nesse segmento vejo essa jornada cada vez mais clara. Criamos ambientes mais multifuncionais, com extensas atividades culturais, de lazer e serviço. Uma experiência centrada no consumidor.
Mas, no meio dessa evolução havia uma pandemia e precisamos, do dia para a noite, fechar todos os empreendimentos. É um ato de amor e empatia sem precedentes. Dar continuidade às inúmeras histórias criadas em nossos shoppings tem sido desafiador. Afinal qual de nós pode dizer que estava preparado para enfrentar essa crise?
São tantas vidas envolvidas. Funcionários, familiares, clientes, fornecedores, mães e mulheres que, como eu, tem no sangue a paixão pelo varejo. Essa conexão só aguçou nosso senso de urgência quando a pandemia chegou. As crises anteriores nos deixaram mais resilientes para enfrentar o cenário atual e ajudaram a pavimentar a transformação do nosso negócio.
O que deve mudar permanentemente? Como ajudar nossos lojistas? Como as compras online se encaixam? Como e quando podemos trazer as pessoas de volta com segurança para os shoppings? Estas foram as perguntas que me fiz constantemente no último ano e que ainda ecoam diariamente, afinal, a luta contra a covid-19 ainda não está ganha. Isso nos coloca nas mãos uma importante missão e responsabilidade perante a sociedade e daqueles que fazem parte dessa cadeia.
Desde o primeiro dia dessa crise colocamos toda a nossa equipe e energia para escutar as dores de cada um e buscar ideias e soluções em todos os canais, colocando em prática nosso propósito de contribuir para com os varejistas dos mais variados perfis. Só na companhia, mantemos uma relação individualizada e transparente com cada um dos seis mil lojistas nas cinco regiões do país. O tamanho e a complexidade do desafio fizeram com que qualquer atuação isolada não fosse suficiente para gerar um impacto e provocar as mudanças necessárias para ajudar a reverter o quadro.
Unimos esforços e encontramos soluções para tornar o ecossistema mais fortalecido. Este foi o espírito e o caminho trilhado para criar a plataforma Juntos pelo Varejo. A iniciativa começou em abril de 2020 para atender a uma necessidade primária de acesso a capital, com o fechamento do comércio. De lá para cá, foram lançados quase R$ 1 bilhão em empréstimo para seis mil empreendedores, com taxas e garantias acessíveis para pequenos e médios lojistas; franqueados; e empreendedores locais e regionais.
A partir daí, vimos que poderíamos compartilhar todo o nosso conhecimento em varejo e nos unimos a parceiros e especialistas, onde criamos um pacote de conteúdo para ser disponibilizado de forma gratuita. Foram diversos webinars e treinamentos abordando as principais discussões do momento como gestão de caixa, gestão tributária, relações trabalhistas, low touch economy, e-commerce, tendências do setor de alimentação e economia pós-pandemia.
E seguindo aquela famosa máxima “que em toda crise, nasce uma oportunidade” levamos a Trama Lab – criada em 2019 no Shopping Tijuca, para o Shopping Villa Lobos, em São Paulo, com um espaço colaborativo de marcas que geralmente são nativas digitais. A iniciativa oferece as principais tendências em moda, lifestyle, wellness e gastronomia para um público antenado. A Trama ainda tem o propósito de dar visibilidade para marcas, em maioria liderada por mulheres, a estrearem no mercado de shoppings e atuarem diretamente com a jornada do consumidor nesse ambiente.
Tem sido uma oportunidade incrível para marcas como a Ava Intimates, Holistix, The Non Brand, Nuo, Loeh, Closet BoBags e outras, a mergulharem nesse formato multicanal, integrando o varejo físico com o online. Ao mesmo tempo, o espaço também tem proporcionado experiências “one stop to shop” com tendências selecionadas por uma curadoria para os clientes que ficaram mais phygital com o isolamento social. Eles consomem, criam e cuidam do conteúdo distribuído em rede. É o nascimento da geração C, que não se divide por faixa etária e sim por sua forma de se relacionar com o mundo, prezando pela Conectividade, Curadoria, Criatividade e Comunidade.
Acompanhar de perto a jornada dessas marcas no último ano me faz olhar para o futuro de forma diferente. Minha sensação é de que estamos atravessando um longo túnel, com uma quilometragem e tanto. Ainda não sabemos quanto falta exatamente para sair, mas já conseguimos enxergar a saída no horizonte. Uma coisa é certa, nossa experiência no varejo nunca mais será a mesma. O futuro está batendo à nossa porta.
Jini Nogueira é Diretora Comercial da brMalls, empresa que é responsável pela vertical de varejo no Cubo Itaú e que conta com 31 shoppings nas cinco regiões do país. Há 13 anos na companhia, a executiva ocupou cargos de liderança, estando à frente das equipes dos shoppings FashionMall e Plaza Niterói, no Rio de Janeiro, e do VillaLobos, em São Paulo.