Autor: Mulheres ao Cubo

* Por Lays Fortes Ser mãe é, sem dúvidas, uma das maiores dádivas concedidas às mulheres. Pelo menos é assim que penso, claro. Certamente alguém discordará de mim, e está tudo bem. O ponto que quero tocar é que, no combo de sentimentos que é ser mãe, existem alguns que constantemente vêm à tona: insegurança, culpa, preocupação e pressão social. Não vou mentir que já estive nessa posição de apontar o dedo. O legal da vida é que a todo momento estamos aprendendo, principalmente a não julgar os outros — pelo menos era para ser assim. Diversas vezes julguei as…

Leia Mais

* Por Anna Palazzo Inovação, segundo o dicionário Michaelis, é tudo o que é novidade, coisa nova. Palavra cujo significado é simples, direto e reto, mas que de uns tempos para cá parece ter sido atingido pelo tão conhecido raio “gourmetizador”, se distanciando de sua essência e se tornando algo complexo e caro.  Esse pensamento me veio à mente algumas semanas atrás, conversando com alguns colegas. Vivemos um período de grande especialização, e isso parece ter se refletido na nossa capacidade de inovar. Nas empresas, mais e mais áreas são segregadas com funções bastante específicas. E é bem comum, portanto,…

Leia Mais

* Por Patrícia Ester Sempre gostei muito de escrever, desde muito pequena já inventava histórias e criava cenários de mundos que só existiam na minha cabeça. Passava horas debruçada em cima de um caderno velho que já não usava mais na escola, escrevendo, criando e me divertindo com a infinidade de possibilidades que poderiam surgir dentro daquelas folhas.  Durante esse tempo, a leitura também me acompanhou de perto, lembro de me inspirar em diversas autoras, mulheres que foram essenciais para que eu seguisse meu sonho de fazer da escrita uma parte muito importante da minha vida.  Ver que alguém já…

Leia Mais

* Por Beatriz Massola Atualmente, os avanços na tecnologia são tão profundos, relevantes e prestos que fica difícil decidir qual caminho seguir ou qual linguagem de programação estudar, por exemplo.  É um fato conhecido que para ascender profissionalmente, são necessários diferenciais competitivos obtidos através de cursos, workshops, palestras ou o que for preciso para se manter atualizado.  Ainda que muitas pessoas tenham seguido essa “receita de bolo” e acabaram se vendo desempregadas em meio a pandemia do coronavírus, não podemos desanimar. Afinal, 14 dos 25 empregos em alta para 2022 são na área de tecnologia, conforme apontou  um recente estudo…

Leia Mais

* Por Vanessa Muglia Iniciei minha jornada como empreendedora no início de 2020. Eu já vivia intensamente o ecossistema de startups e inovação por acompanhar de perto meu marido, que empreende há muitos anos, e achava que eu tinha uma boa noção do desafio à frente e dos obstáculos que estavam por vir. Hoje, vejo que foi muita ingenuidade. A verdade é que você só consegue entender e sentir na pele do que se trata quando entra no jogo e coloca a cara à tapa. Decidi empreender aos 32 anos. Na época, tinha uma carreira bem sucedida e estável no…

Leia Mais

* Por Gabriela Felizardo Conciliar a vida acadêmica, profissional e pessoal é uma realidade para vários alunos por, pelo menos, 6 meses para o cumprimento do famoso “estágio obrigatório” da maioria das universidades. Comumente realizado nos semestres finais da faculdade, dividindo espaço com o trabalho de conclusão de curso (TCC) e diversas outras atividades, o estágio tem um papel fundamental de ser um período inicial de contato com o ambiente de trabalho, desafios organizacionais, aprendizados e tudo aquilo que os livros, professores e a faculdade te ensinam, só que, agora, na prática.  Eu fui estagiária em uma multinacional, em um…

Leia Mais

* Por Elizabeth S. Alves  Janeiro chegou. Estamos no primeiro mês do ano e dá para arriscar dizer que é um dos melhores. Parece que já traz consigo uma energia positiva. Uma aura de “upgrade”. Ou até uma sensação de encerramento daquilo que pode ainda nem ter acabado. Quem não gosta de uma novidade? Viva a renovação! Uma página em branco. Uma nova chance. Recomeçar.  Começo de ano. Tem gente que acorda nos primeiros dias de janeiro com aquela vontade de começar algo novo, de mudar. Respirar novos ares, fazer diferente. E por que não aproveitar o que a tecnologia…

Leia Mais

* Por Vitória Oliveira Se o mercado de trabalho atual já é exigente conosco, imagina como não será para as próximas gerações? Atualmente, o mercado de trabalho exige várias habilidades pouco trabalhadas pelo atual sistema de educação, sobretudo no ensino superior. Se não houver um ‘fato novo’ que transforme os parâmetros da educação tal qual é hoje, a tendência é que as pessoas devam continuar a buscar formas complementares de ocupar algumas lacunas deixadas pelos currículos de nossas escolas e universidades. É possível, sim, nós responsáveis, começarmos a preparar nossas crianças para o mercado de trabalho, fazendo com que elas…

Leia Mais

* Por Fernanda Zemel Normalmente, quando ouvimos os termos “empreendedorismo” ou “empreendedoras/es”, de cara associamos a novas iniciativas: como a abertura de uma empresa, assim como as pessoas à frente de novas empresas  – ou startups como costuma-se falar no mercado de tecnologia e inovação.  Recentemente li no dicionário Oxford duas definições do termo “empreendedorismo”, que gostei muito, e quero compartilhar aqui com vocês:    1- Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. 2- Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos. Como co-fundadora em uma…

Leia Mais

* Por Bruna Zandonadi Schabbe O fenômeno da economia colaborativa não surgiu no mundo apenas com a chegada da tecnologia. No Brasil, indígenas já utilizavam o compartilhamento de bens e as redes de apoio dentro das tribos como forma de desenvolvimento da sociedade. Ocorre que o uso da internet tem trazido uma nova forma de nos relacionarmos com o mundo, inclusive aprimorando a já conhecida economia colaborativa e organizando-a de forma escalável em plataformas específicas para cada nicho. Pessoas que precisam de algo podem encontrar alguém que ofereça esse algo. A ociosidade passa então a poder ser monetizada. O número…

Leia Mais