A FindUP, especializada em suporte técnico remoto e presencial, anunciou um novo ciclo de investimentos liderado pelos fundos DOMO.VC e Gulf Capital. O aporte marca uma nova fase na trajetória da scale-up, que completa dez anos em 2024. A expectativa é utilizar os recursos para consolidar soluções baseadas em inteligência artificial, com foco no fortalecimento do Service Desk e na ampliação da oferta de serviços para diferentes setores da economia.
Com sede em São Paulo e origem em Recife, a companhia pretende atingir um crescimento de 80% em receita no próximo ano, apoiada na automação do atendimento e na entrada em novos mercados. Em 2024, a empresa já havia registrado um aumento de 38% no faturamento em comparação com o ano anterior, alcançando a marca de R$ 20 milhões.
A estratégia da FindUP se apoia no uso de dados para prever falhas e evitar interrupções nas operações de seus clientes. A inteligência artificial é aplicada em tarefas como reabertura de chamados e redefinição de senhas, permitindo a redução de atendimentos manuais. O sistema também se integra a plataformas de gestão corporativa, contribuindo para a eliminação de solicitações desnecessárias.
O modelo adotado combina Field Service com uma lógica de economia compartilhada. A rede de mais de 18 mil técnicos espalhados por todas as regiões do país é coordenada por uma tecnologia que une big data, machine learning, geolocalização e automação para distribuir chamados com mais precisão e velocidade.
Segundo os investidores, a ampliação da atuação para o atendimento remoto baseado em IA foi um dos fatores que motivaram a nova rodada de investimento. Para Marcello Gonçalves, sócio da DOMO.VC, a proposta da empresa está alinhada às necessidades atuais do setor.
“Em 2020, investimos na FindUP, atraídos por sua abordagem inovadora em field service. Hoje, esse investimento se reafirma com a expansão da FindUP para o atendimento remoto, impulsionado por inteligência artificial. Este novo aporte reflete nossa convicção: a FindUP não apenas mantém sua liderança em field service, com a maior rede de economia compartilhada de técnicos, mas agora oferece uma plataforma completa para todas as necessidades de TI de grandes empresas”, afirma o executivo.
Julio Pina, da Gulf Capital, destacou a escalabilidade da plataforma, a experiência do time e a geração de caixa como critérios decisivos na escolha pelo investimento. O foco da empresa, segundo ele, atende à demanda por soluções mais eficientes e com menor dependência de estruturas tradicionais.
A carteira de clientes inclui empresas como Calvin Klein, Natura, Azul e C&A. Nos últimos meses, a atuação da companhia avançou para fora do país, com operações iniciadas nos Estados Unidos e planos de expansão para a Europa. Um contrato com uma das maiores fabricantes de calçados do continente americano marca essa fase internacional.
De acordo com o CEO e fundador Fábio Freire, a empresa tem como premissa entregar produtividade, não apenas resolver problemas técnicos. “Quero saber se o equipamento vai quebrar antes de quebrar. E isso só dá para fazer com dados, nosso próximo passo é a predição. A FindUP não é só um técnico que vai lá consertar algo, usamos tecnologia e análise de dados para aumentar a produtividade dos usuários de TI em até 30%. Se eu posso garantir que a empresa não vai parar por um problema técnico, qual serviço pode entregar mais valor para o setor?, afirma. Ele também ressalta que o modelo atual permite melhorar o uso de recursos, tanto para os clientes quanto para os técnicos da rede.
A área da saúde é uma das prioridades no plano de expansão. Atualmente, o setor representa entre 30% e 40% da receita e deve ganhar mais espaço nos próximos ciclos. A empresa vê oportunidade em oferecer respostas mais rápidas e assertivas para instituições que precisam de suporte constante.
Outro ponto destacado é o impacto econômico para os técnicos conectados à plataforma. Em 2024, a empresa repassou R$ 5,7 milhões aos profissionais cadastrados. A previsão para 2025 é elevar esse valor para R$ 8,1 milhões. Segundo Freire, a proposta vai além da tecnologia, ao contribuir para a geração de renda em diferentes localidades.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!