* Por Israel Nacaxe
Entender o comportamento do consumidor tem se tornado fundamental para o sucesso dos negócios. Por isso, muitas empresas têm desenvolvido e utilizado estratégias de Customer Insights baseadas no uso intensivo dos dados para ajudar a decifrar o que ele pensa, como se comporta e o que o motiva.
É a partir daí que as empresas conseguem melhorar a eficiência da comunicação entre todas as partes envolvidas, resultando no aumento das vendas. O Customer Insights para quem ainda não conhece é considerado uma filosofia de relacionamento com os clientes, na qual o uso do CRM é parte importante desse processo.
Porém, só é possível realizar uma boa análise e obter insights relevantes para o desenvolvimento dos negócios, quando utilizamos a coleta, fazemos um filtro e cruzamos as informações das pessoas. Para que você tenha sucesso ao utilizar essa metodologia, é preciso ficar atento aos pontos abaixo:
- Qualidade dos dados: ela faz toda a diferença na coleta de insights e no desenvolvimento da estratégia de negócios, pois se os dados não estiverem atualizados e forem confiáveis, ficará difícil ser assertivo e ter resultados de qualidade;
- Uma equipe qualificada: ter profissionais de data analytics e preparados para entender como as pessoas pensam e se comportam, faz toda diferença na construção de novas ideias;
- Pesquisas de mercado: é fundamental que sejam feitas pesquisas de mercado para entender melhor o comportamento de compra das pessoas e traçar qual é a melhor estratégia ou ferramenta para impactar da melhor forma novas pessoas;
- Segmentação de mercado – utilizar os bancos de dados permite gerar comunicações personalizadas, construir personas e identificar grupos de consumidores com características e comportamentos semelhantes. Especialmente no momento do teste de campanhas e ações, a segmentação com base em fatos consegue oferecer amostras importantes de como transformar insights em vendas.
Mas, além dos pontos listados acima, ela precisa estar baseada em alguns aspectos para poder ser desenvolvida com solidez, como por exemplo:
Identifique seus recursos e defina metodologias
Como você irá coletar os dados? Quem será responsável por isso? Quais processos precisam ser estabelecidos? Como será feita a análise? Assegure-se de que você tenha recursos (humanos e financeiros) suficientes dedicados para essa função e a quantidade necessária, pois quanto mais insumos forem coletados, mais ricas serão as análises;
Escolha suas fontes de informação
Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de customer insights é o uso correto das fontes. O ideal é utilizar ao mesmo tempo dados internos e externos, para ter um material mais completo para análise.
Por fim, podemos concluir que é fundamental dominar a captura e a verificação de dados, automatizar a tomada de decisões estratégicas e adotar uma filosofia de customer insights para conhecer melhor seu cliente e enxergar novas possibilidades. Isso porque o crescimento das vendas depende, cada vez mais, de ter um relacionamento relevante com seu público e saber utilizar essas informações em prol do seu negócio.
* Israel Nacaxe é COO e cofundador da Propz – empresa de tecnologia que oferece soluções de inteligência artificial e Big Data para o varejo físico e serviços financeiros. Entre seus principais clientes estão Bradesco, Cencosud e Grupo RaiaDrogasil.