* Por Eduardo Tardelli
Toda empresa sabe que o seu sucesso está nas mãos dos seus colaboradores. Melhor: toda empresa deveria saber. Aqueles que estão na linha de frente da operação são os que mais sentem as dores do negócio e sabem qual o melhor caminho a ser seguido em busca do crescimento.
E se sua equipe não se sente segura para expor suas ideias? E se não há motivação para essa conversa? A resposta é: mude imediatamente a cultura organizacional. Como chave para evitar imprevistos como, por exemplo, a perda de profissionais qualificados, é primordial que seus funcionários se sintam confortáveis para expor suas ideias e opiniões sem qualquer julgamento.
Para garantir uma cultura de conversa aberta e empática, especialistas têm discutido possibilidades inteligentes para que times de gestão entendam que os colaboradores têm muito a dizer. É o que consta no e- book Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up, recentemente lançado pela upLexis, em parceria com as especialistas Catarina Rattes e Thaís Pinheiro.
O material evidencia o despreparo de muitas companhias em relação à comunicação de times de gestão com seus colaboradores. Empresas que adotam políticas de Speak Up dentro do ambiente corporativo acabam largando na frente no mercado de trabalho justamente porque escutam aqueles que vivem os problemas diariamente.
Essas pessoas vão para casa pensando em alguma dificuldade que passaram no trabalho e, provavelmente, pensam em alguma solução. Dessa forma, como aproveitar as ideias de pessoas que lidam com o seu negócio na prática? A estratégia consiste, basicamente, na adoção de medidas capazes de tornar o local de trabalho tradicional em um ambiente que incentive os colaboradores a falar sem medo de desafiar o “status quo”.
O foco dessa política é treinar toda a cadeia produtiva – especialmente os cargos de liderança – para que elas transformem o ambiente em um local seguro para qualquer pessoa denunciar comportamentos inadequados e levar novas ideias que serão primordiais para o desenvolvimento do trabalho.
Essa abertura pode estimular a criatividade e levar a uma variedade de resultados positivos, abrindo, inclusive, espaço para oportunidades potencialmente lucrativas para a própria empresa.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.