A Ramper, plataforma de prospecção digital de vendas B2B, anunciou a captação de uma nova rodada de investimento de R$ 8 milhões. O aporte foi liderado pela gestora de venture capital DOMO Invest e acompanhada pelo fundo Smart Money Ventures, que já havia investido na empresa anteriormente.
Fundada em 2017, a startup se destaca no mercado pela sua plataforma de prospecção digital, capaz de escalar os negócios B2B sem perder a humanização na relação comercial. Com a injeção de capital, a Ramper planeja dobrar o time, de 50 para mais de 100 colaboradores até o 1º trimestre de 2022. Dentro desse contexto, a maior parte das contratações será direcionada para o time de produto e de tecnologia, visando o aperfeiçoamento da plataforma.
“A prospecção outbound hoje ainda é a maior dor de todas as áreas de vendas B2B, principalmente entre as empresas que ainda não digitalizaram esse processo. Por isso, iniciamos por esse caminho. Uma vez dentro da área, percebemos várias outras lacunas de processos que geram dores para os profissionais de vendas e fricções para os leads. Queremos endereçá-las, uma à uma, sem perder o foco no que sempre fizemos bem. Vamos expandir por duas vertentes: cobrir toda a geração de leads dos clientes, integrando com sites e plataformas inbound (além do outbound), e aprofundar na jornada dos profissionais de vendas com ferramentas para aumentar a produtividade na qualificação e agendamento dos leads gerados”, revela Ricardo Corrêa, fundador e CEO da Ramper.
Atualmente com mais de mil clientes ativos em sua carteira, a startup também tem planos de crescer 100% em faturamento no prazo de 12 meses. Para sustentar esse crescimento, a Ramper também vai investir na expansão das áreas de marketing, vendas, customer success e canais.
O que dizem os investidores
Marcello Gonçalves, sócio da DOMO Invest e responsável por liderar o aporte, destaca que o cenário está bem aquecido para as ‘martechs’. “O mercado de vendas B2B é muito grande no Brasil e no mundo. Muitos profissionais que integram esse mercado ainda trabalham no esquema antigo de pesquisa manual, indicação e ligação sem o uso da tecnologia, o que se reflete em perda de tempo e de dinheiro para as empresas. Ao investir na Ramper, acreditamos que ela tem a solução exata para fazer o setor de vendas B2B de qualquer empresa fluir. Além disso, enxergamos que a empresa tem uma equipe diferenciada com um gigantesco potencial para escalar no mercado”, complementa.
Para Fábio Póvoa, managing partner do Smart Money Ventures, fundo que liderou o round anjo em 2018 e acompanhou esta rodada, a startup se destaca pela maturidade e escalabilidade. “Como investida do nosso portfólio, pudemos testemunhar em primeira mão os desafios vivenciados pela Ramper, incluindo melhorias de produto, atração de talentos, experimentos de tração e desenvolvimento de novos canais de vendas, numa trajetória de crescimento acelerado que multiplicou em 20 vezes seu faturamento mensal no prazo de três anos, com o aporte de apenas R$ 1 milhão. A nova rodada irá permitir um salto ainda mais alto ao empoderar times de vendas B2B com maior produtividade no processo de qualificação, segmentação, contato, agendamento de leads e, consequentemente, atingimento de resultados de vendas”, relata.
Vendas como uma carreira digital
Com a proposta inicial de acelerar o crescimento de empresas B2B, a Ramper identifica e capta o contato de tomadores de decisão por meio de sites, redes sociais e bases de dados conectadas. Com os contatos segmentados, os vendedores podem automatizar a abordagem a partir da sua própria caixa de e-mail e ainda receber alertas da hora certa de efetuar uma ligação e iniciar uma conversa por chat, o que possibilita escalar a prospecção sem perder a proximidade da relação e a conversa personalizada.
Com isso, a plataforma alimenta o funil de vendas com leads qualificados de forma automatizada, o que permite ao vendedor ter mais tempo para se concentrar onde ele é mais produtivo e tem maiores chances de êxito, que é no pipeline. Os leads gerados pela plataforma são integrados às principais ferramentas de e-mail, CRM e marketing digital do mercado. Pelo fato de todo o processo acontecer de forma digital, tudo o que é feito na Ramper gera estatísticas e análises minuciosas para o time decidir onde investir o esforço, o que acaba com a “caixa preta” que até então existia na área.
Quando a Ramper entrou no mercado, os times de vendas perdiam cerca de 60% do tempo com atividades manuais e repetitivas de baixo valor, como a busca por contatos, ligações frias e envio de e-mails de apresentação, o que implicava em vários problemas para as empresas, como baixa motivação e alto turnover dos membros do time. “Quando iniciamos, existiam alguns players no mercado com foco em sistematizar o processo de prospecção, o que atenua a dor, mas não resolve o problema. Entendemos que o caminho é digitalizar, pois nosso propósito é que os vendedores sejam tão estratégicos quanto outros profissionais que já tiveram sua carreira digitalizada, como os de marketing e engenharia”, explica Ricardo Corrêa.
O produto é fruto de experiências passadas do empreendedor, que liderou uma agência de marketing durante cinco anos e conheceu a fundo as necessidades de centenas de empresas B2B. Ao notar a diminuição dos negócios nos anos de 2015 e 2016, ele quebrou uma regra do próprio segmento: ir à caça de novos clientes de forma ativa e manual. A busca se mostrou efetiva, mas o processo exigia um enorme empenho homem/hora. Para solucionar a questão, decidiu criar uma plataforma para automatizar o processo de prospecção, dando origem ao Ramper que, a partir de 2017, tornou-se o seu único negócio. Atualmente, a plataforma é líder nas categorias “geração de leads” e “pré-vendas” no portal B2B Stack, e recebeu pelo terceiro ano consecutivo o prêmio B2B Awards.
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