* Por Jefferson Araújo
A pandemia e a crise econômica mudaram completamente os hábitos dos consumidores. Devido ao isolamento social, as pessoas foram obrigadas a utilizar exclusivamente os canais digitais para realizar as suas compras. Com isso, o comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre janeiro e novembro, as compras realizadas online cresceram 70,3% em comparação com 2019. Já o faturamento atingiu a marca de R$ 115,32 bilhões, 69,6% a mais que o ano passado.
Com a alta demanda, os empreendedores também tiveram que se adaptar e migrar a sua loja para o e-commerce. O estudo ainda mostra que foram criados 150 mil novos canais de vendas online neste período de pandemia, enquanto a média mensal era de 10 mil. Esses dados indicam que o setor tem passado por uma grande transformação. Mas, qual o futuro do varejo pós-pandemia?
Com certeza, pode-se afirmar que ele será muito mais digital e focado na experiência do cliente. O comércio eletrônico vai ter um papel importante nesse processo de mudança e as redes sociais ganharão força nos próximos anos. Isso porque as marcas já perceberam que elas devem se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e migrar para onde eles estão.
Para tanto, é preciso estudar muito bem o seu mercado e entender o perfil dos consumidores que pretendem alcançar. Com essas informações em mãos, os lojistas terão a oportunidade de oferecer um atendimento customizado e humanizado. E, estar sempre a frente a concorrência, que está mais acirrada principalmente no ambiente digital.
Além disso, o cliente também mudou. Ele está mais empoderado, buscando experiências cada vez mais completas e ainda escolhendo marcas que tenham responsabilidade social. Dessa maneira, é muito importante que as empresas, além de disponibilizarem produtos e serviços de qualidade, se preocupem também com questões relacionadas a sustentabilidade e causas sociais. Isso poderá ser determinante na escolha de uma loja.
Diante desses insights, concluo que a chave para o sucesso é colocar o cliente no centro dos negócios. Oferecer um atendimento personalizado é um diferencial competitivo para as lojas e já se tornou uma condição de sobrevivência para o comércio varejista. Isso fará toda a diferença. Por isso, ou mude ou mude. Não há outra escolha. Pense nisso!
* Jefferson Araújo é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal da Paraíba, possui MBA em Gerenciamento de Projetos e mais de 10 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e inovação. O empreendedor possui uma grande vivência na Gestão de Projetos e Negócios de PD&I atuando diretamente com as principais indústrias de Eletroeletrônico do país. Atualmente ocupa a posição de CEO na Showkase.