“O cliente poderá ativar o “Modo Rua” com um clique no app, definindo uma rede de Wi-Fi segura e um valor máximo de transação para quando estiver fora dessa rede. Com isso, a ferramenta ajuda na proteção da ação de criminosos que tentam fazer transações bancárias em caso de acesso ao seu app. Os testes do Modo Rua com uma base dos clientes estão previstos para começar nos próximos dias e servirão de base para o lançamento mais amplo no futuro”, comenta o Nubank em comunicado.
Com o lançamento, a empresa – que já trabalha na vanguarda de ferramentas de dados biométricos, inclusive de biometria facial com prova de vida em tempo real, quer avançar em seu protagonismo de segurança digital, focado em alavancar a tecnologia para proteger e facilitar a vida do cliente.
O Nubank também lançou o SOS Nu, uma central completa para ajudar os clientes com informações, dicas e procedimentos, como: conteúdo educativo sobre fraudes envolvendo perda de senha, boleto falso, clonagem de cartão, golpe via Pix ou WhatsApp, roubo de celular, entre outros.
A medida da fintech vem para ajudar a resolver um problema crescente: de acordo com dados do Banco Central, foram registrados 739.145 indícios de crimes envolvendo o PIX de janeiro a junho deste ano. Em 2021, foram 25.330, isso significa que o número cresceu 2.818% em 2022 na comparação com o ano passado.