A fintech brasileira Nubank levantou US$ 300 milhões em capital de investidores, de acordo com um documento protocolado na Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. Cinco investidores participaram desta captação, segundo o documento, sem revelar os nomes deles.
O Nubank se recusou a comentar o documento protocolado em 19 de junho para esclarecer se o capital constitui uma nova rodada de financiamento, conforme descrito pelo Crunchbase nesta semana.
Os atuais investidores da fintech brasileira incluem TCV, Tencent Holdings Ltd, DST Global, Sequoia Capital, Dragoneer, Ribbit Capital, Kaszek e Thrive Capital.
A fintech, que oferece cartões de crédito sem cobrança de anuidade, atingiu 26 milhões de clientes em junho. Isso o torna o segunda maior emissora de cartão de crédito do Brasil, atrás apenas do maior banco do país, o Itaú Unibanco, segundo nota de analistas do UBS.
No primeiro semestre, o Nubank reduziu seu prejuízo para R$ 95 milhões ante uma perda de R$ 140 milhões no mesmo período do ano anterior, à medida que o banco adicionou 6 milhões de novos clientes.
Em contraste com o Itaú, Bradesco e Santander Brasil, que foram atingidos pela pandemia do coronavírus, as transações com cartão de crédito do Nubank aumentaram 54% no semestre. Ele também apresentou o que o UBS classificou de uma tendência de qualidade de ativos “saudável”.
Aquisições
Em janeiro deste ano, o Nubank anunciou sua primeira aquisição: Plataformatec. Com reconhecimento no mercado pela especialidade em ajudar no desenvolvimento e gerenciamento de produtos digitais, suas expertises ajudarão a fintech a escalar as operações de maneira sustentável e melhorar seus produtos.
Outra aquisição foi anunciada em junho. A americana Cognitect, consultoria de engenharia de software, é responsável pela criação de dois sistemas de tecnologia amplamente usados por engenheiros de programação: Clojure e Datomic.
“Este é um passo fundamental para permitir que o Nubank continue escalando as operações de maneira sustentável. Somos uma empresa que coloca o cliente no centro das decisões e somos reconhecidos por oferecer produtos práticos e intuitivos. Esta aquisição vai nos possibilitar que avancemos ainda mais nesse sentido, por otimizar nossa capacidade de desenvolvimento de software. Nosso objetivo é ter o time técnico mais talentoso do mercado para assegurar os melhores produtos e serviços aos clientes”, disse Edward Wible, cofundador e CTO do Nubank, na época.
Atualmente, a fintech tem escritórios no Brasil, México, Argentina e Alemanha – e funcionários de mais de 30 nacionalidades.