* Por Fabiano Nagamatsu
Um dos pilares mais importantes para garantir que uma empresa siga o rumo planejado por seus líderes é a comunicação interna. É uma estratégia bem desenhada de relacionamento institucional o que vai fazer com que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura da organização, seus objetivos e causas.
Como parte do grupo dos profissionais de tecnologia, posso afirmar: temos a tendência de ser pessoas mais tímidas e introspectivas. A comunicação, de forma geral, é um desafio para nós. Mas essa é uma barreira que precisa ser superada a partir do momento que decidimos empreender. Desde encontrar parceiros para sua empreitada, investidores, clientes, até manter sua equipe motivada e eficiente, tudo depende da sua capacidade de persuasão e conexão com outros seres humanos. Não tem outro jeito!
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Comunicação Interna e Recursos Humanos
Nos meus dez anos de experiência em gestão de pessoas, é nítido perceber que o funcionário mais eficiente é aquele que entende qual o seu papel dentro da organização e os motivos pelos quais ela existe. Sua missão e propósito são definidos desde a fundação da startup e eles devem nortear o trabalho de todos os colaboradores. Mas, para isso, é essencial garantir que exista uma identificação entre ambos.
A tarefa começa no processo de seleção, mas não termina aí. Ela segue no onboarding e deve ser contínua para que os colaboradores não se percam nas atividades cotidianas e esqueçam para quê estão contribuindo. Uma boa comunicação interna tem a capacidade de melhorar o clima dentro da organização, aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade, reduzir fofocas e os efeitos de eventuais crises.
Agora, não é suficiente criar uma newsletter sobre a empresa e mandar por e-mail para seus funcionários periodicamente. Uma comunicação interna eficiente é aquela que funciona nos dois sentidos. Tão importante quanto oferecer feedback para seus colaboradores é recebê-lo deles.
É essencial que a equipe de recursos humanos e a de gestão saiba o que eles pensam e sentem. Principalmente porque eles oferecem uma perspectiva diferente e suas sugestões podem beneficiar, de fato, o cotidiano de trabalho.
Além disso, seja claro e transparente na sua comunicação. Em caso de dificuldades na empresa, compartilhe o máximo de informação possível com seus funcionários. Eles preferem ouvir de você do que por fora ou por meio de boatos. Utilize diferentes canais e desburocratize o processo de comunicação entre departamentos.
Existem empresas que usam ferramentas de inteligência artificial, como chatbots, para funções simples de recursos humanos como a solicitação de licenças ou até mesmo coletar feedbacks anônimos. Dependendo do porte da sua empresa, pode ser uma boa ideia.
Portanto, pense bem, planeje e invista em formas de manter um bom ambiente de trabalho na sua empresa. Afinal de contas, o mundo hoje não é de quem detém o conhecimento, mas de quem sabe colocá-lo em prática. Ninguém faz nada sozinho. Se queremos crescer, precisamos de parceiros engajados e motivados.
Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove, aceleradora indicada no Startup Awards, estabelecendo o Osten Investimentos, carteira de Equity Crowdfunding da marca, e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, indicado dois anos consecutivos entre os 3 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020, 2021 e vencedor do prêmio em 2022.
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