* Por Eduardo Tardelli
De alguns anos para cá, discussões sobre a diversidade e inclusão dentro do ambiente corporativo têm se tornado cada vez mais presentes. Nesse sentido, a adoção de práticas como a de compliance antidiscriminatório vem crescendo.
Estudos como a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão, da PWC, apontam que 76% das empresas têm dado prioridade à causa e investido na adoção de programas para a inclusão destes temas.
Em outras palavras, isso significa que estar em dia com práticas inclusivas dentro do seu quadro corporativo não é mais um diferencial e, sim, um pré-requisito muito importante no mercado. E aqueles que não estão acompanhando essa nova movimentação, estão ficando para trás.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Compliance antidiscriminatório
Mas como as empresas podem adotar práticas de compliance antidiscriminatório dentro do seu dia a dia? Bom, um primeiro passo seria investir em políticas afirmativas de contratação e inclusão dessas pessoas em posição de liderança e implementar um canal de denúncias que possa receber e encaminhar notificações sobre qualquer tipo de má conduta, seja assédio moral, sexual, racismo ou outro tipo de discriminação.
Também seria importante instituir – e fiscalizar – um código de conduta, ou seja, uma série de normas e princípios da empresa para que todos os colaboradores o sigam, incluindo tópicos que pregam a não tolerância à discriminação.
Além disso, é importante repassar essa mentalidade para todos os integrantes da equipe, desde a gestão até os colaboradores, afinal, o exemplo também precisa vir de cima. Se os membros da diretoria não fizerem a sua parte no combate à discriminação, dificilmente os colaboradores irão aderir ao novo cenário.
Práticas como estas são capazes de melhorar a qualidade de vida de vários colaboradores, além de enriquecer o dia a dia de toda a equipe. Aqueles que decidirem mergulhar neste mundo conseguirão evitar possíveis problemas legais relacionados a casos de discriminação e, ainda, colaborar para a transformação do ambiente corporativo de forma assertiva.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.