* Por Leonardo Mardini
Que as startups são o próximo passo na evolução do empreendedorismo nós já sabemos, mas você sabe como conquistar novos clientes através do digital para a sua startup? Nos permita te mostrar alguns dados e uma visão geral de algumas startups nacionais.
Essas são as 10 Startups Brasileiras que obtiveram os maiores aportes em 2020:
1 – Nubank – US$ 300 milhões
1 – Neon – US$ 300 milhões
2 – Creditas – US$ 255 milhões
3 – C6 Bank – US$ 241,6 milhões
4 – VTEX – US$ 225 milhões
5 – Loft – US$ 175 milhões
6 – Conductor – US$ 170 milhões
7 – Wildlife – US$ 120 milhões
8 – Único – US$ 109 milhões
9 – Nelogica – US$ 102 milhões
10 – Take – US$ 100 milhões
Lição nº 1 – Benchmarking
O que todas essas empresas têm em comum?
Como cada uma delas vendem suas soluções?
O que torna a marca irresistível?
Comece respondendo perguntas relevantes.
Lição nº 2 – Como planejar e organizar as ações da sua startup
Quando nossos clientes enfrentam os grandes players do mercado, nós sempre buscamos começar fazendo o que ninguém está fazendo direito e identificando o tamanho do mercado do cliente.
Descubra qual o volume de buscas relacionadas para cada solução no Google: faça uma pesquisa de palavras-chaves na SEMrush, Ubersuggest ou no Google Keyword Planner e descubra o volume de busca mensal para cada termo que te interesse.
Você já sabe quais os interesses e especificidades de cada grupo de pessoas que as tornem compatíveis com seus produtos? Por exemplo, se eu tenho uma solução para empresas posso criar campanhas selecionando apenas os cargos que possuem influência de compra. Você pode aprender mais sobre essas pessoas utilizando o Facebook Insights.
Experimente ir até o YouTube e procurar vídeos sobre dúvidas que estejam relacionadas às suas soluções, analise comentários, número de visualizações e o conteúdo em si. Pronto, agora você já sabe qual o seu mercado dentro de 3 plataformas de alta conversão.
Lição nº 3 – Crie suas plataformas com foco em conversão e engajamento
Esses 2 termos são os seus melhores amigos quando falamos de resultados. Conversão é cada ação que uma pessoa realiza que gera valor para a sua empresa, como por exemplo:
– Se tornar um Lead (deixar as informações de contato);
– Assinar a sua Newsletter;
– Ligar para a sua empresa.
Engajamento é o maior indicador de que aquilo o que você está fazendo é relevante, como por exemplo:
– Compartilhar seu conteúdo nas redes sociais;
– Salvar uma publicação da sua página;
– Comentários e menções.
Essas coisas não acontecem por acidente, elas são fruto de testes e otimizações. Então invista em criar uma comunicação que não faça uma venda direta, mas que faça a pessoa se enxergar obtendo aquele benefício. Quanto mais você compreender sobre a sua audiência, melhor poderá servir a ela.
Lição nº 4 – Como criar conteúdo ajuda sua empresa a vender
Pense em conteúdos como uma espécie de conversa com a sua audiência, dentro dessa conversa você pode tirar dúvidas, inspirar, informar e criar relacionamentos que mantenham as pessoas conectadas à sua marca. Comece mapeando todas as dúvidas e necessidades que antecedem o momento de compra de seus clientes existentes e em potencial.
Faça pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação e compreenda o que move as pessoas que compram de você. Produza conteúdo sobre as dúvidas mais comuns de seus clientes e reduza o atrito entre a pesquisa e o momento de compra. Como sua empresa é uma startup, é interessante mostrar de forma prática a utilização da sua solução, sempre da forma mais didática possível.
Lição nº 5 – Marketing Digital Segmentado
Quando se é pequeno mas possui uma meta grande, o segredo é obter várias pequenas conquistas. Por isso recomendamos que você sempre segmente suas campanhas de marketing digital.
Imagine que a sua empresa tem uma solução especializada em Grandes Empresas, nesse caso sempre tem mais de um decisor. E não se engane, isso é ótimo pois significa que você tem mais de uma porta de entrada para aquela empresa. Você poderia estruturar o seu marketing da seguinte forma:
Campanha nº1 para Diretores Executivos
Campanha nº2 para Diretores de Marketing
Campanha nº3 para o Setor de Compras
Dessa forma você consegue ter 3 campanhas que falem a língua exata daquelas pessoas e toque em suas necessidades e dores.
Lição nº 6 – Produza dados para fazer cada vez melhor
1) Quantas pessoas visitaram o seu site mês passado?
2) Quantas delas entraram em contato?
3) Desses contatos, quantos se tornaram clientes?
Existem ferramentas simples que te ajudam a responder a essas perguntas. Para a pergunta número 1 e 2, você pode usar ferramentas analíticas como o Google Analytics. Para a pergunta número, 3 você pode utilizar um CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente), recomendo o Hubspot CRM.
É por essa razão que você precisa investir no aprimoramento dos canais digitais da sua empresa e em ferramentas, vou te indicar algumas gratuitas e altamente funcionais.
– Google Analytics – Ferramenta para analisar o tráfego no seu site ou app;
– Google Search Console – Dados sobre as buscas orgânicas no Google;
– Google Trends – Tendências sobre termos e assuntos;
– Facebook Insights – Informações sobre o público no Facebook e Instagram;
– Hubspot CRM – CRM para a Gestão das Vendas e Relacionamentos;
– Google Optimize – Ferramenta de testes para melhorar as conversões;
– Google Formulários – Ferramenta simples para coletar dados.
Conclusão
Quanto mais você compreender as pessoas para quem quer vender e o comportamento digital do seu público em cada plataforma onde sua startup atua, maior será o seu poder sobre os resultados. Por isso, invista em 3 melhorias contínuas:
– Aumentar o seu alcance com marketing digital;
– Melhorar o seu processo de vendas online;
– Produzir informações que te ajudem a tomar melhores decisões.
* Leonardo Mardini é CEO da Mardini Agência Digital.