Os brasileiros da Colab, app social que quer fomentar a cidadania, estão na final do prêmio AppMyCity! que pretende eleger o “melhor aplicativo urbano do mundo”. Inicialmente, não havia brasileiros entre os três finalistas, mas o Colab substituirá o Walkability, um aplicativo indiano que, após análise, foi considerado pela organização como não elegível ao prêmio.
Segundo a New Cities Foundation, que organiza a competição, os outros dois finalistas são o BuzzJourney, app de Israel, e o PublicStuff, app dos Estados Unidos. Os três disputam o valor de US$ 5 mil e o título de “melhor app urbano”. O vencedor será anunciado em 5 de junho.
“O Colab está muito feliz por ser escolhido como um dos finalistas para o Prêmio AppMyCity. Será uma honra apresentar nossa rede social pela cidadania para líderes globais neste grande evento realizado em nosso país este ano”, disse Gustavo Maia, cofundador da Colab, segundo comunicado divulgado. E é assim que o comunicado define o trabalho da empresa brasileira:
“O objetivo do Colab é fomentar uma rede social que incentive a cidadania. Ele conecta cidadãos a cidades inteligentes com base em três pilares de interação: os cidadãos relatam questões urbanas diárias; elaboram e propõem novos projetos e soluções; e avaliam serviços públicos. Através de fotos e geolocalização, o Colab incentiva a transparência e colaboração na gestão da cidade, melhorando a experiência urbana dos usuários e tornando a cidade um lugar melhor para se viver.”
As inscrições para o AppMyCity! foram encerradas no dia 26 de abril e um painel de jurados escolheu dez semifinalistas, com quatro representantes do Brasil. Os três finalistas foram divulgados, oficialmente, em 13 de maio e agora houve a substituição do app indiano. Saiba quem são os jurados:
● Monika Byléhn MSc, gerente de Marketing Estratégico e responsável pelo programa City Life da Ericsson AB
● Andrea Calace, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Cisco
● Maria Teresa Diniz, coordenadora executiva da USP Cidades
● Greg Farrett, diretor executivo de Comunicação, Crescimento Global e Operações da GE Europa
● Mathieu Lefevre, diretor executivo da New Cities Foundation
● Sommer Mathis, editor da The Atlantic Cities
● Scott Nazarian, diretor criativo da frog
● Adrienne St. Aubin, analista de Políticas Pública e Relações com o Governo do Google
● Carolina Tohá, prefeita de Santiago, Chile
Leia mais: Rede recifense quer colocar prefeituras para trabalhar para os cidadãos
Foto: Alex Proimos