Inovando no mercado de minérios, a convidada de hoje chega para ocupar um novo cargo criado para preocupações não do presente, denominado de Head of Future, ela é responsável por unificar agendas que são feitas agora para dar frutos no futuro da ArcelorMittal. No evento da última quinta-feira, 02 de dezembro, a Diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação do negócio da ArcelorMittal, Paula María Herraca conversou, com Geraldo Santos, CEO Startupi e Casio Spina, CEO Altivia Ventures no programa Corporate Venture in Action! Proporcionado pela Startupi e a ACE Cortex.
Paula começou a conversa explicando seu trabalho, conta que é responsável por coordenar uma área focada para o corporate venture, acredita que seja uma nova pauta e já querem estar presentes dos novos negócios, completa ao falar que o mundo esta se inovando e que grandes empresas precisam acompanhar esse caminho. Ela fala que essa nova forma de trabalho precisa ser mais dividida, áreas dentro de uma empresa devem ser tratadas de maneiras e expectativas diferentes ela explica que dessa forma expectativas podem ser melhor controladas.
A Head of Future ainda comentou que a maneira de se pensar também está obsoleta, explica que muitas empresas não mudam seu foco e acabam perdendo oportunidades de se renovar no mercado. Explica que precisamos pensar também com o lado direito do cérebro, focado na ousadia e na tentativa e erro, fala também que a ousadia é responsável pelo surgimento de novas ideias. Além disso, Paula conta que sempre observou que empresas são de difícil acesso para funcionários de baixo, cita que é preciso aceitar ideias de todos os cargos da empresa, saber reconhecer ideias como diferente, não ruins, com sua experiência ela fala que ideias que vem de lugares diferentes se complementam.
Paula acredita que possa aproveitar bem da sua área para valorizar mais o lado humano dos colaboradores da empresa, usa do seu espaço para melhor o bem estar entre trabalhador e cliente. Fala que a cultura passou a fazer parte do dia a dia das empresas, e a preocupação com ela passou a ser inevitável, ela acredita que os funcionários rendem mais quando sentem prazer no que fazem. Ela completa falando “Coloquem a cultura na frente, como foco principal”. Comenta também que as empresas hoje em dia passaram a ser únicas, a formula não funciona pra todo mundo, é preciso se adaptar, e essa singularidade que faz com que exemplos se sobressaiam dentre os demais.
Ao comentar sobre investimentos em outras empresas, a empresária explica que é preciso ter entendimento e conversa sobre o momento vivido entre ambas as partes. Deixar claro para todos que não é uma ciência exata e que fracassos podem acontecer. Paula explica que o melhor jeito de evitar a frustação é estar dentro da empresa, conhecer pessoas, rotinas e realmente fazer parte do processo, assim toda experiência se torna válida, e os resultados acabam sendo consequência.
Quer conferir tudo que rolou durante o papo? Confira o episódio na íntegra:
Ouça também o Podcast do Episódio:
Quer participar dos próximos Episódios? Clique aqui, confira a agenda e faça seu cadastro para receber o acesso aos Programas.