Startup de serviços automotivos de Belo Horizonte recebe aporte de R$ 750mil

Com a pandemia da covid-19, diversas startups mudaram seus planos de negócios em um processo conhecido como pivotagem. Foi o que aconteceu com a mineira GAV que de locadora de carros para motoristas de aplicativos se transformou em um superapp de aluguel veicular peer-to-peer, gestão de frotas, contratos e um marketplace de serviços automotivos. 

O resultado dessa mudança foi um crescimento médio de 549,5% na sua base total de usuários nos oito primeiros meses do atual formato. O trabalho da GAV foi visto como oportunidade para 234 investidores da CapTable que aportaram o valor de R$ 750mil em investimentos em uma campanha que se encerrou em apenas 5 dias. 

Criada em 2016 em Belo Horizonte (MG) pelos empreendedores Alexandre Brito (CEO) e Caio Henrique (COO), a GAV desenvolveu tecnologia e montou uma frota própria de carros com o objetivo de alugá-los para motoristas de aplicativos que não conseguiam fazê-los em razão da burocracia das locadoras tradicionais. O mercado é promissor: mais de 70% entre 1 milhão de motoristas cadastrados só no Uber não possuem veículo próprio, sendo que metade recorrem a aluguéis informais com amigos, vizinhos e grupos no Facebook. 

Com o coronavírus em cena no começo do ano passado, a GAV enxergou uma oportunidade maior de crescimento ao vender todos os veículos de sua frota. Na sequência, desenvolveu tecnologia em uma plataforma que realiza um match entre o motorista e o locatário de um automóvel, impactando mais pessoas que fazem parte de sua rede. 

No atual modelo são três públicos atendidos pela GAV. O primeiro são fornecedores e pequenas locadoras que enfrentam o problema de gerir uma frota de carros, prospectar novas locações e operar o negócio com baixa segurança e alto risco. Já para motoristas de aplicativos e locatários, a startup facilita o acesso a veículos sem burocracia oferecendo diferentes opções para o cliente mesmo que ele tenha baixo score de crédito. 

E o terceiro público são os prestadores de serviços automotivos que tinham como problemas a ociosidade e pouco fluxo de vendas recorrentes. “Além de facilitar a vida de quem precisa alugar um carro, também conseguimos ajudar na administração de uma locadora de veículos. Oferecemos uma plataforma especial que gerencia clientes e frotas em processos simples e inteligentes por meio das interações entre locatários, locadores, parceiros e GAV em tempo real na tela do celular”, explica Alexandre Brito. 

Do investimento captado na CapTable, 60% do valor será destinado para aquisição de novos clientes usando sua máquina de vendas em marketing digital para atingir cada tipo de usuário já mapeado. Os 40% restantes serão para design, produto e tecnologia com foco na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aperfeiçoar a UX/UI dos aplicativos e agregar mais serviços automotivos aos usuários. 


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.