A Acesso Digital, IDTech que desenvolve soluções de identidade digital, anunciou a aquisição da Meerkat, startup de análise de imagens. A negociação, que não teve o valor revelado, é a primeira da nova área de M&A, criada com o aporte da e.Bricks em janeiro.

A Meerkat é fornecedora do motor biométrico utilizado pela Acesso Digital nos produtos AcessoBio, de validação de identidades com reconhecimento facial e AcessoRH, de contratações a distância. A startup também desenvolve ferramentas de liveness e OCR, que poderão ser utilizadas em novas soluções criadas pela IDTech com foco na proteção de dados.

“No universo da tecnologia, construir um produto do zero é um desafio. Temos que selecionar profissionais qualificados, estudar a inovação, começar a programação e testá-la. É um processo que demanda muito tempo. A Meerkat, que já nos fornece uma de suas soluções, traz esse know-how e uma equipe altamente capacitada, difícil de ser encontrada no mercado. São essas as características que buscamos para que a Acesso Digital seja referência mundial no segmento de identidade digital”, diz Paulo Alencastro, diretor executivo da Acesso Digital.

Para Renan Franz, cofundador da Meerkat, a sinergia entre as empresas foi essencial para a negociação. “Recebemos propostas de compra no passado, de empresas nacionais e estrangeiras, que foram recusadas. Com a Acesso Digital, nos sentimos em casa desde o início da parceria, pois compartilhamos da mesma visão de empresa, que dá liberdade e autonomia para os funcionários. O propósito nos conectou”, conta.

Com um portfólio de mais de 400 clientes, entre eles os principais bancos privados, varejistas e fintechs do país, o momento da aquisição é oportuno para a Acesso Digital começar a pensar na expansão de produtos de identidade digital. “A crise de covid-19 reforçou a urgência de termos uma sociedade conectada com tecnologias que simplifiquem o dia a dia e garantam a segurança dos dados. Com o time da Meerkat, estamos preparados para oferecer inovação de forma rápida, utilizando tecnologia proprietária”, afirma Diego Martins, CEO da Acesso Digital.

Com a aposta no modelo de aquisição, os profissionais especializados da empresa serão incorporados à estrutura da Acesso Digital, que tem sede em São Paulo e uma unidade em Londrina, e agora ganha reforço com um escritório em Porto Alegre, cidade em que a Meerkat está situada.