A Zenvia, plataforma de comunicação para a experiência do cliente, e a D1, provedora de Software como Serviço (SaaS) para orquestração de jornadas digitais, anunciaram a assinatura de acordo para unir suas operações. Juntas, as empresas somam faturamento de cerca de R$ 500 milhões.
Fernando Wosniak Steler continua como CEO da D1. Ele também passa a compor o Conselho de Administração e vira acionista do grupo Zenvia, ao lado de Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia. O Inovabra Ventures, braço de Venture Capital do Bradesco, que realizou um investimento Série A na D1, continua como acionista na nova empreitada, ao lado da Oria Capital, investidora da Zenvia.
História da Zenvia
A empresa surgiu há 17 anos e é referência no mercado latino-americano de CPaaS (Communications Platform as a Service, ou Plataforma de Comunicação como Serviço), sendo citada pelo Gartner em seu relatório global Market Guide for Communications Platform as a Service, de 2020, como cocriadora, o que identifica a companhia como capaz de orientar a implementação de CPaaS, além de oferecer as funcionalidades necessárias.
As soluções da Zenvia atendem mais de 9 mil empresas de todos os portes e segmentos. Em julho de 2020, a Zenvia adquiriu a startup argentina Sirena, que oferece comunicação para equipes de vendas por WhatsApp. Já em novembro do ano passado, expandiu suas operações para o México, com o objetivo de levar ofertas já consolidadas no mercado brasileiro, como a solução de campanhas de marketing Zenvia Message e a de atendimento ao cliente Zenvia Chat, que utiliza múltiplos canais de comunicação, como WhatsApp, SMS e Voz.
História da D1
Já a D1, fundada em 2012, tem como diferencial a forte atuação nas jornadas digitais de clientes e orquestração de comunicação omnichannel para os maiores bancos, seguradoras e varejistas do Brasil. Em seu portfólio, que totaliza mais de 100 clientes, estão as três maiores instituições financeiras privadas do País, além das quatro maiores seguradoras e a maior varejista. Em outubro de 2020, a empresa adquiriu a Smarkio, especializada em automação do atendimento ao cliente com uso de inteligência artificial
“Damos um passo importante em nossa estratégia, ao nos consolidarmos como plataforma unificada de comunicação para experiência do cliente, oferecendo uma atuação ponta-a-ponta, desde as soluções até os canais de comunicação”, afirma Cassio Bobsin, CEO da Zenvia. Ressaltando a sinergia técnica entre Zenvia e D1: “A vinda da D1 reforça nossa posição de liderança e consolidação como referência na América Latina”, comenta.
Assim, a Zenvia adicionará tecnologias relevantes à sua plataforma, reforçando a estratégia de Customer Experience Communications Platform, com adição de novos grandes clientes, além de tecnologias complementares, o que permitirá o aumento de oportunidades de vendas cruzadas. Já a D1 aposta em crescimento na combinação com a plataforma e a base de clientes da Zenvia.
“Crescemos 287% ao comparar 2019 com 2020 e planejamos continuar esse alto crescimento nos próximos anos, que deverá ser acelerado pela sinergia com a Zenvia. Juntos, já nos tornamos a maior plataforma de comunicação para experiência do cliente na América Latina. Estamos motivados em saber que ainda existe muito espaço para crescer”, complementa Fernando Wosniak Steler, fundador e CEO da D1.
Tanto Cassio quanto Fernando são Empreendedores Endeavor selecionados internacionalmente e fazem parte da rede global de empreendedorismo de alto impacto. Esta é a primeira vez que duas empresas apoiadas pela Endeavor Brasil se juntam para construir algo bem maior. O contrato firmado hoje está sujeito ao cumprimento das condições precedentes estabelecidas pelas marcas em contrato. A expectativa é concluir a união até o final do 2º trimestre.