A XP, plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona da marca Rico, plataforma de investimentos com atendimento especializado, cursos e análises diárias acabam de lançar um fundo de investimento em parceria com a Mirova, uma afiliada da Natixis Investment Managers dedicada a finanças sustentáveis. O objetivo é identificar transições que estão moldando o futuro por meio de uma abordagem que combina desempenho financeiro com impacto ambiental e social.
A abordagem de investimento está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) da ONU e busca empresas com soluções sustentáveis e de impacto positivo. Voltado para investidores qualificados, o fundo tem aporte mínimo de R$ 500, taxa de administração de 1% ao ano e gestão local da XP Asset Management.
“O fundo parte dos grandes temas de mudança secular no mundo, a demografia, a tecnologia, o meio ambiente e a governança, a fim de escolher as empresas mais bem posicionadas para o futuro do planeta”, comenta Helena Masullo, head de estratégia ESG da XP. “A preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas e soluções sustentáveis vêm crescendo cada vez mais no cenário internacional. Com isso, estamos sempre atualizando o nosso portfólio para trazer as tendências para o dia a dia dos brasileiros também”.
Com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como parâmetro, o fundo Mirova Global Sustainable Equity Advisory investe em ações de empresas globais que desenvolvam produtos ou serviços sustentáveis voltados para energia, mobilidade, construção e cidades, gestão de recursos naturais, consumo, saúde, tecnologia e finanças. A longo prazo, o time de gestão busca retornos superiores ao MSCI World Index.
Com atuação na Europa, Américas e Ásia, o objetivo da Mirova é combinar a criação de valor a longo prazo com o desenvolvimento sustentável. A empresa é pioneira em finanças sustentáveis e dedicada ao desenvolvimento de soluções de impacto para os seus clientes.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.