* Por Yago Almeida
Se você, assim como eu, é um empreendedor que começou a sua jornada sendo a sua própria equipe de marketing, provavelmente já ouviu falar e até mesmo já fez uma análise de concorrência.
Basicamente, existem concorrentes diretos e indiretos, que são todas as empresas que disputam um mesmo nicho de mercado ou que vendem produtos diferentes, mas têm um mesmo público-alvo. Mas não só! Atualmente, essa visão de concorrência está muito limitada e, mesmo que não deva ser descartada, precisa ser repensada.
Isso porque, muito mais do que uma fatia de mercado ou um determinado público-alvo, a disputa principal no cenário atual é pela atenção e pelo tempo dos consumidores! Logo, todas as empresas que fazem anúncios na internet se tornam seus concorrentes diretos. Se analisarmos o nosso próprio comportamento ao usar as redes sociais, já dá para ter uma ideia do quanto o acesso facilitado à internet e aos smartphones está mudando a nossa forma de consumir propagandas e informações.
Por sermos bombardeados a todo momento com mensagens publicitárias, ficamos mais seletivos com relação aos conteúdos, sendo muito mais difícil chamar e prender a nossa atenção. Sendo assim, o principal desafio das equipes de marketing é criar mensagens persuasivas, personalizadas e que estejam alinhadas com as expectativas e necessidades de diversos tipos de consumidores.
Na minha experiência como empreendedor, para conseguir vencer todas essas concorrências, é necessário investir em conhecimentos técnicos, tanto nos seus, quanto nos da sua equipe (grande ou pequena), e analisar a fundo os consumidores do seu produto/serviço, até entender o que eles realmente precisam e como você pode ajudá-los.
Além disso, você deve garantir que a experiência que os seus clientes têm com a sua empresa, desde o momento da captação do lead, até o pós-venda, seja positiva e esteja de acordo com as suas promessas. Muito antes de criar campanhas incríveis e que atraiam muitas pessoas, você deve fazer com que o seu produto/serviço seja entregue da forma esperada e que a sua equipe de suporte e atendimento esteja preparada para tirar dúvidas e mediar conflitos.
Para finalizar, eu tenho que ser sincero com você! O processo de personalização dos seus conteúdos e do seu atendimento é trabalhoso e necessita de muita dedicação. Mas, eu posso te garantir, que as empresas que não se adaptarem a isso, vão ser facilmente esquecidas nessa nova dinâmica de mercado.
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.