* Por Ivanir França
Ano novo, vida nova.
Muito além da piadinha, muitas mudanças comportamentais ocorridas em 2020 começam a refletir nos negócios dentro e fora do Brasil. Um ponto importante nestas mudanças comportamentais e sociais é que elas vão impactar seu negócio de alguma forma. Cabe a você decidir se será positivo ou negativo.
Pesquisas e mais pesquisas
Desde o início da pandemia, várias empresas lançam quase que semanalmente pesquisas apontando como o isolamento social alterou a rotina de compra e a forma como as pessoas veem os negócios.
Uma unanimidade é a aceleração da digitalização. Segundo dados da Forbes, 82% dos consumidores brasileiros, com acesso à internet, já compraram produtos ou serviços via web. A NZN Intelligence aponta que estes consumidores somam mais de 132 milhões de pessoas, ou seja, 63% da população brasileira.
E, de acordo com o Google, o crescimento de compras concretizadas online foi de 57% durante a pandemia. Mas não é apenas a digitalização do consumidor que desponta para 2021.
Seleção
Uma métrica ou máxima clássica do marketing é: conquistar novos clientes custa até 7 vezes mais que manter os que você já tem. A frase é do professor norte-americano Philip Kotler e para 2021 ela é potencializada pela geração C.
A nova geração é um marco na história do marketing, pois ela não está atrelada a um período etário e sim em comportamento. Isto é, independente se o seu consumidor é millenial, da geração Y ou X, ele pode buscar soluções que atendam seu estilo de vida. Um estilo voltado em buscar produtos confiáveis de empresas transparentes e responsáveis socialmente.
Para Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, estes consumidores acreditam que o efeitos da pandemia durem pelo menos mais seis meses e devido a isso, focam sua atenção em modelos de negócio digitais que forneçam experiências e tenham um propósito claro.
Além disso, é essencial investir em canais de venda digital seguros e de preferência com a função de pagamento online.
Principais mudanças
Cuidados com a saúde
Cuidar da saúde é sempre importante, mas com a pandemia, esse hábito ganhou força e junto com ele, produtos que trazem o conceito ganharam ainda mais mercado. Na alimentação, por exemplo, produtos livres de agrotóxicos tiveram um crescimento de 50% em vendas.
Somente o essencial – minimalismo
O minimalismo como conceito ganhou fama com celebridades do Vale do Silício. Steve Jobs, por exemplo, tinha apenas camisetas pretas, para economizar tempo. Outros “figurões” da tecnologia difundiram a cultura entre seus seguidores.
Agora, segundo o Instituo Nielsen, é possível perceber um crescimento exponencial neste comportamento. Especialistas referem as mudanças ao aumento do delivery como canal de compra, para qualquer produto, ao aumento dos preços e a preocupação com a higiene são fatores que levam a um estilo de vida menos focado no consumismo.
Influenciadores
Há pouco menos de um ano, o mercado de influenciadores era algo um pouco distante do pequeno e médio negócio, mas hoje não o é. Isso não significa que você precisa contratar Whindersson Nunes ou qualquer influenciador famoso para divulgar o seu negócio.
Na prática, você precisa olhar para o lado e entender quem está influenciando a sua cidade, o seu bairro. Esta é um das conclusões do estudo Creators e Influencers ao explicar que as pessoas estão sendo influenciadas por micro e nanoinfluenciadores.
O novo normal
Muito se fala do novo normal, mas pouco sabe-se sobre ele. Especialistas defendem que com a abertura constante dos negócios a rotina será adequada. Isso se refletem nos números apresentados acima, onde as pessoas buscam a cautela e preferem fazer suas compras de forma online.
Muitas dessas mudanças comportamentais irão mudar no decorrer dos próximos meses, o importante é você estar atento a quais impactam o seu negócio, mas de uma coisa, você pode ter certeza: é preciso digitalizar seu negócio.