* Por Murilo Borrelli
A mudança nos padrões de consumo das pessoas, no que diz respeito aos meios de compra, pesquisas instantâneas, preferência por determinados produtos e fidelização à marca em função de sua reputação, fez com que muitas empresas adaptassem sua comunicação com o público. Afinal, estar em um mercado cada vez mais concorrido exige planejamento e adoção de estratégias que evidenciem seus diferenciais em produtos e serviços oferecidos.
Na era que vivemos agora, dos superconsumidores, onde a realidade não faz sentido sem o digital e as buscas na internet ajudam a encontrar o que precisam, o posicionamento da marca é crucial para sua sobrevivência. Porém, quando pensamos em startups, sabemos que por serem empresas que estão no início da vida, não possuem um budget muito alto para investir em marketing e divulgação. Então, como é possível chegar ao topo das visualizações de forma orgânica e, a partir disso, atrair os potenciais clientes?
O primeiro passo é definir uma estratégia de posicionamento da marca que envolva o público-alvo a ser atingido, os meios de comunicação que serão utilizados (site, blog, redes sociais), a linguagem a ser adotada, os diferenciais a serem exaltados e a maneira como deseja ser lembrada: possuir o melhor atendimento, oferecer uma infinidade de itens, ter o produto de melhor qualidade ou disponibilizar o melhor preço.
Feito isso é hora de partir para o Marketing de Conteúdo, com a produção de textos relevantes para gerar os leads, ou potenciais clientes, e permitir uma relação com eles, oferecendo de forma clara e completa tudo aquilo que buscam. Não basta escrever, é preciso criar conteúdos consistentes e ter certa constância nas postagens.
Para facilitar esse processo e deixar os textos ainda mais certeiros e fortes, é essencial contar com a aplicação do SEO – Search Engine Optimization – um conjunto de técnicas de posicionamento de conteúdo nos buscadores, oferecendo relevância para as páginas da marca e aumentando sua visibilidade. Assim, o cliente é atraído para a página, em função do posicionamento na guia de busca, e permanece em relacionamento com a empresa ao receber um retorno de qualidade e encontrar o que procura.
Vale destacar que ao unir o Marketing de Conteúdo ao SEO, umas das ações de grande relevância é a definição de palavras-chave, pois representam os termos de reconhecimento dos buscadores. Elas também permitem analisar as palavras e expressões mais buscadas para nortear tal estratégia, rastrear tráfego e inserir links que direcionem a conteúdos complementares, construir parcerias com outras marcas, fortalecer a imagem da empresa com materiais relevantes e mais uma série de resultados positivos para o negócio.
Com todas essas definições e ajustes em mãos, é partir para a criação em alto volume, pois quanto mais conteúdos sobre determinado assunto, maiores as chances de serem inseridos nos chamados núcleos de conteúdo dos buscadores. Um conteúdo de qualidade, que demonstra preocupação com o usuário, faz com que o buscador ajude a ranquear a marca, da mesma forma que ela auxilia seus leads.
* Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, agência de data driven marketing, é mercadólogo pela Universidade Anhembi Morumbi e cursa Master em Marketing e Comunicação Digital na ESPM.