O Pravaler, plataforma de soluções para o ecossistema de educação, anunciou a conclusão da emissão de R$ 195 milhões em FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), cujo recurso será utilizado para ofertar financiamento de cursos de graduação. O valor reforça o principal propósito da fintech de transformar a vida das pessoas por meio da educação, além de aproximar a empresa da meta de beneficiar 1 milhão de estudantes até 2025.
No ano passado, em duas rodadas, a empresa emitiu mais de R$ 350 milhões em FIDCs. Esta é a primeira emissão do Pravaler em 2022 e a classificação segue avaliada como “brAAA”, com reafirmação de rating para as demais séries pela S&P Global Ratings, o que reforça a solidez e a saúde financeira das operações. As taxas destas emissões são indexadas ao CDI e com prazos que variam entre 60 e 84 meses.
Com quase 70% da população brasileira completamente vacinada, voltou a crescer o interesse pela graduação, aponta um levantamento realizado pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). De acordo com o estudo, 63% dos jovens entrevistados pretendem ingressar na faculdade neste semestre.
“Existe uma demanda reprimida devido à pandemia. O financiamento estudantil privado é uma ótima opção para quem não quer mais adiar o sonho de estudar, mas está com recursos limitados para iniciar a faculdade. Sendo assim, estamos preparados para oferecer crédito para essas pessoas e ajudá-las a transformar suas vidas por meio da educação”, destaca Haroldo Carvalho, CFO do Pravaler.
Soluções para facilitar o acesso à educação superior
Atento às necessidades dos estudantes, assim como às oportunidades do mercado, o Pravaler lançou recentemente soluções financeiras com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior, entre elas as duas abaixo:
Desenrola: renegociação de dívida com matrícula para o próximo semestre
Essa modalidade permite ao aluno que está com mensalidades em atraso possa quitá-las e, assim, fazer a matrícula sem acúmulo de parcelas. Por meio do Desenrola, oferecido nas instituições parceiras do Pravaler, o graduando poderá renegociar a dívida pendente em até 24 vezes, sendo que o estudante irá pagar 50% do valor da mensalidade na primeira contratação. Ela poderá ser sem ou com juros de 0,59%, dependendo da universidade.
Sem fiador
Outra solução criada recentemente por conta da alta demanda é a possibilidade de financiar os estudos sem a necessidade de um fiador. Para aderir, o aluno deve ter, sozinho, renda suficiente para assumir as parcelas do financiamento. O objetivo é tornar o acesso ao financiamento mais democrático.
Além disso, o Pravaler vem investindo cada vez mais na ampliação dos serviços pensando sempre em ser o principal suporte dos estudantes e parceiros. Em setembro de 2021, anunciou a aquisição da edtech Amigo Edu para oferecer mais do que o financiamento para ensino superior e cursos livres.
Com a compra, a fintech passará a ter um marketplace de cursos e disponibilizará bolsas de estudos, vestibular digital, testes e simulados online, entre outros produtos. A operação, que segue em aprovação pelos órgãos reguladores, ampliará ainda mais o portfólio de serviços para a educação e modernizará toda a operação por meio de inovação e tecnologia.
* Foto de destaque: Carlos Furlan, CEO da Pravaler.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.