A SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentais, recebeu uma rodada Série B de R$ 100 milhões liderada pelo fundo Kaszek, seguido por Chromo Invest, GFC, sócios da Atmos Capital, Allievo e Endeavor Scale-up Ventures. O valor será aplicado para acelerar o crescimento da empresa através de investimento em marketing, expansão do canal de distribuição de dentistas parceiros e tecnologia, bem como o lançamento de novos serviços oferecidos. Com a captação a empresa espera crescer o faturamento 400% em 2022.
Michael Ruah, CEO e cofundador da SouSmile, explica que o investimento vai permitir que a startup volte a acelerar o ritmo de crescimento, mesmo durante a pandemia, em que houve uma pausa nos planos de expansão, a empresa dobrou seu faturamento. “O mercado odontológico brasileiro é enorme tanto do ponto de vista da oferta quanto da demanda. Temos 350 mil dentistas altamente qualificados que podem se beneficiar da tecnologia para oferecer uma experiência melhor aos seus pacientes. Este investimento nos permite dar mais um passo na direção de ajudar as pessoas a revelarem os seus sorrisos”, explica.
A SouSmile foi fundada em 2018 com o objetivo de oferecer aos brasileiros, de forma inovadora, tratamentos dentários estéticos, a um preço acessível. No Brasil existem 43 milhões de pessoas com má oclusão nos dentes e 2 milhões de casos ortodônticos são realizados por ano. Os aparelhos da SouSmile permitem que o alinhamento dos dentes seja uma experiência rápida, confortável e transparente. O grande diferencial da empresa é o modelo direct to consumer, onde o contato acontece direto com o consumidor, sem a necessidade de intermediários, assim a startup oferece sempre um atendimento humanizado e de qualidade, e com o melhor preço.
No ano passado, a startup criou o SouParceiro, programa onde dentistas parceiros realizam o tratamento da SouSmile em suas clínicas. “Esse projeto surgiu no início da pandemia quando estávamos buscando formas para continuar crescendo sem consumir capital e aumentar as regiões de atendimento com parceiros que conhecem os seus mercados locais melhor do que ninguém”, afirma Ruah.
O Brasil possui hoje mais de 50 mil clínicas odontológicas, com média de 40% de ociosidade. O projeto possibilita que esses profissionais atendam os clientes da SouSmile nos horários livres. Nesse formato a SouSmile capta o cliente, faz a avaliação online e encaminha para o dentista parceiro. Como benefício os dentistas conseguem mais movimento na clínica, preenchendo os horários ociosos, além da oportunidade de conquistar o cliente para que faça outros tratamentos. Hoje a startup conta com 25 dentistas parceiros e o objetivo para o próximo ano é aumentar este número para 200.
Também em outubro a SouSmile implementou um conselho consultivo, selecionado de forma estratégica, para reunir profissionais de alta qualificação nas áreas da saúde e negócios, tendo como objetivo orientar a empresa em relação ao mercado e crescimento futuro.
O time de conselheiros conta com a expertise de Dirceu Barbano, que trabalhou como diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa durante 6 anos; Ronaldo Hirata, PHD em estética dental, professor de biomaterial e biomimética na Universidade de Nova York; Maurício Casa, que é ex-diretor clínico da Invisalign no Brasil e na América Latina; Mauro Figueiredo, que foi CEO do grupo Fleury, OdontoPrev e DaVita, e Orlando Marques, que foi presidente e CEO do grupo Publicis, no Brasil.
“A grande experiência desses líderes renomados em nosso conselho consultivo nos ajudará a firmar um padrão elevado de qualidade e experiência no segmento da odontologia, além de nos desafiarem a explorar novas oportunidades de crescimento da marca”, finaliza Michael Ruah.
A SouSmile já recebeu outras duas rodadas de aporte em 2019 e 2020 e os valores foram investidos principalmente em tecnologia. A empresa possui fábrica própria automatizada que permite a produção em escala. A partir do conhecimento técnico de engenheiros de diferentes segmentos – de mecatrônica a games – eles criaram um robô que faz a manipulação 3D dos alinhadores.
O exame pré-tratamento realizado pelos clientes consiste em um escaneamento da boca que cria uma imagem 3D. Essa imagem permite que o time de ortodontistas seniores planejem o caso digitalmente. Esse planejamento prevê a sequência de movimentação dos dentes em cada etapa do tratamento. O time técnico imprime essa sequência de posições dos dentes e estampa um poliuretano importado em cima dos modelos. Por último, a SouSmile utiliza o robô para cortar os alinhadores. O robô diminui em 90% o tempo de recorte e garante qualidade e padronização em escala.
“Estamos cada vez mais investindo em áreas estratégicas dentro da empresa com o intuito de democratizar o setor. Nossa missão é entregar saúde e bem-estar aos pacientes, os ajudando a revelar seu melhor sorriso. Queremos proporcionar a melhor experiência de cuidado dental, com uma jornada que preza pelo atendimento ao cliente, produtos inovadores e tecnologia tudo de um jeito prático, acessível e moderno”, finalizou Ruah.
Foto de destaque: Michael Ruah, CEO e co-fundador da SouSmile. (Crédito: Divulgação).
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