A Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado financeiro, anuncia aporte Série B no valor de R$ 190 milhões pela FTV Capital, private equity americano. Com o investimento, a empresa quer crescer ainda mais em tecnologia e expandir sua atuação em back office para o mercado financeiro, mirando também em oportunidades de fusões e aquisições.
Além do montante financeiro, a captação com a FTV traz ganhos em expertise, já que o fundo é especializado em desenvolvimento e aceleração de empresas inovadoras e tem um sólido track record no mundo e América Latina.
Fundada por Juliano Cornacchia e Alexandre Assolini, a Vórtx foi lançada em outubro de 2015, com ofertas de serviços nas áreas de Corporate Trust, com foco em agente fiduciário, custódia de ativos, agente de garantias e agente de monitoramento, Funds Trust, concentrando administração de fundos e custódia qualificada, além de Liquidação, Escrituração e Representação legal e custódia para investidores não residentes.
Para Juliano Cornacchia, CEO e cofundador da Vórtx, a parceria com o FTV Capital impulsiona e agiliza a democratização do mercado de capitais no Brasil, principal propósito da fintech. “O back office do mercado financeiro sempre foi burocrático e pouco tecnológico. Nós nascemos para mudar esse cenário e acreditamos que, com o auxílio de tecnologia, é possível aprimorar o atendimento dos clientes e escalar o negócio. Acreditamos que, provendo novos serviços, conseguimos gerar valor para as empresas e, também, para os nossos clientes”, comenta.
“O mercado de alternativas no Brasil se expandiu rapidamente nos últimos anos, apresentando uma excelente oportunidade para a Vortx”, diz Kyle Griswold, sócio da FTV Capital. “A Vortx está utilizando a tecnologia de forma eficaz para melhorar a qualidade do serviço e aumentar a eficiência operacional, diferenciando-se de seus concorrentes. Planejamos alavancar nosso histórico de sucesso de investimento em soluções de tecnologia de gestão de patrimônio e ativos, incluindo o espaço de administração de fundos, para ajudar a Vortx a acelerar o crescimento, e estamos ansiosos para fazer parceria com a equipe da Vortx na jornada à frente”, comenta.
Com a transformação digital de diversas indústrias, a Vórtx viu ainda mais oportunidade de contribuir para o mercado de capitais. Ao longo de 2020, a fintech anunciou o lançamento do VX Meetings, plataforma com suporte completo para assembleias digitais, o Vórtx One, plataforma para Funds Trust, e VX Informa+, plataforma para Corporate Trust.
No mercado de M&A, a Vórtx anunciou, recentemente, um investimento na fintech global Parfin, com o objetivo de expandir a atuação no mercado de cripto ativos, em 2019, adquiriu a Vorasys/BCInf, de sistemas, e investe na startup brasileira Preparo, com foco em auxiliar o desenvolvimento de contratações e recrutamento para estágios e primeiro emprego.
Kyle Griswold e Brent Fierro lideraram o aporte com a FTV Capital e irão colaborar com a equipe de gerenciamento da Vortx, a fim de impulsionar o crescimento junto à empresa. Isso representa o quarto investimento da FTV na América Latina, incluindo EBANX, em 2018, Globant, em 2008, que se tornou a primeira empresa de software da América Latina a lançar uma oferta pública na NYSE em 2014, e Lean Solutions Group, com sede nos Estados Unidos, mas com operações na Colômbia.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.