A PrograMaria é uma startup focada na formação e no engajamento de mulheres na área de tecnologia. Atualmente, a empresa possui dois pilares: foco na formação delas e engajamento e conexão entre profissionais e empresas.
“Possuímos cursos online de introdução à programação para as mulheres que não possuem nenhum conhecimento na área de tecnologia e não colocamos nenhum pré-requisito para que elas iniciem o estudo e possam dar o primeiro passo. Queremos desmistificar a ideia de que tecnologia é uma área apenas para homens”, diz Iana Chan, CEO da PrograMaria.
Iana é filha de imigrantes chineses e conta que sempre gostou de tecnologia e educação. “Acredito que essas duas ferramentas, principalmente juntas, podem transformar o mundo”, comenta. Ela relata que apesar de começar a aprender a programar na adolescência, quando chegou a hora de escolher um curso, avaliou bem as possibilidades e no final optou por jornalismo. “Até olhei os cursos de matemática e engenharia, mas me lembro de ter pensado ‘nossa, o que que eu vou fazer no meio daquele tanto de homem?’, isso não é para mim”, relembra.
Depois de um tempo, Iana decidiu deixar o jornalismo e ingressou na área de gestão de projetos. Após notar, no primeiro dia de trabalho, que o setor de tecnologia da empresa era dominado por homens e notar os olhares, interrupções e alguns questionamentos que a deixavam desconfortável, ela percebeu que tinha algo de muito errado que precisava ser mudado.
“E foi assim que eu criei a PrograMaria. A partir dessa inquietação sobre a falta de mulheres na área de tecnologia e por entender que é fundamental que a gente trabalhe nesse tema, capacitando mais mulheres e pessoas de outros grupos minorizados para que participem, produzam e estejam presentes no setor. Precisamos construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática”, diz a CEO.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A PrograMaria procura democratizar o acesso à tecnologia. Por este motivo, dentro do curso as alunas conseguem escolher o valor que mais se adequa a sua matrícula e a sua condição financeira. “Possuímos vários pacotes com o valor ideal para cada mulher. Além disso, também possuímos um processo de bolsas que é 100% gratuito para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, comenta Iana.
A startup também tem instrutoras que apoiam as alunas e fazem formaturas para celebrar a conquista de cada uma das estudantes. Atualmente, a empresa já alcançou mais de 11 mil mulheres, e quase metade delas são bolsistas. A startup também realiza eventos com objetivo de ampliar e fortalecer a comunidade de mulheres programadoras, trazendo conteúdo para que mais pessoas tenham acesso ao ensino.
Conquistas e Desafios
“O maior desafio é lidar com todas as incertezas que envolvem empreender. E acredito que esse desafio é diário. Todos os dias precisamos tomar decisões difíceis e sustentar as incertezas. E quando se trata de mulheres que escolhem ser empreendedoras, o desafio é maior”, afirma a CEO.
“Nossa maior conquista é a nossa comunidade, é cada mulher que a gente consegue apoiar e que decidem se permitir e experimentar a tecnologia. Além de migrar para a área, elas conseguem conquistar uma primeira oportunidade, evoluir e crescer. E esse é o nosso propósito, ajudá-las a enfrentar os obstáculos”, comenta Iana.
Próximos passos da PrograMaria
Atualmente, a PrograMaria tem um time formado por 7 pessoas e está presente em todas as regiões do Brasil. A startup já participou de programas de aceleração como Estação Hack, do Facebook, e Google Campus. Dentre os parceiros da empresa estão Globo, Grupo Boticário, Avanade, TOTVS, Uber.
Os próximos passos da startup incluem lançar mais dois cursos no decorrer do ano. O primeiro voltado para Back-End e o segundo focado na área de Dados. “Planejamos ter mais cursos de introdução à programação de todas as áreas de tecnologia, e cada vez mais ser uma referência para pessoas que querem fazer a transição de carreira. Além disso, queremos engajar e ampliar as oportunidades para essas mulheres que já estão entrando na área”, finaliza a CEO.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.