Victor Lambertucci, fundador e CEO da Profissas, conta que nasceu em BH, mas há 5 anos mora em SP. Formado em Publicidade e Jornalismo, desde muito novo gostava de empreender e se comunicar. “Juntei o útil ao agradável e comecei a trabalhar na área de RH, até porque me comunicar e relacionar com pessoas é o que sempre gostei de fazer”, explica.
Mas ao adentrar no mercado de trabalho notou que havia um padrão ali, e pouca diversidade nas empresas. “Como um homem gay, isso me incomodava e muito. Eu via que muitas pessoas capacitadas não eram contratadas porque simplesmente não seguiam o padrão estipulado pela sociedade. Por este motivo, junto com os meus sócios Sônia Lesse e Lucas Lima decidi criar a Profissas, para que mais pessoas diversas e capacitadas pudessem ter acesso ao mercado de trabalho”, comenta Victor.
Criando oportunidades para os Profissas
A Profissas funciona como uma escola de educação corporativa. A startup realiza eventos, programas corporativos, encontros e conexões entre empresas e profissionais talentosos. A edtech usa uma metodologia própria e trilhas especializadas, que atua com desenvolvimento de pessoas (carreira, habilidades humanas e liderança), cultura inclusiva e atração de talentos focado em mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, o público LGBT+ e 50+.
Mais de 60 grandes marcas e empresas já fecharam parcerias com a Profissas, dentre elas estão: Google, Itaú, iFood, Mercado Livre, ArcelorMittal, Avon, Globo, Nubank, Netflix, entre outras. “Iniciamos o nosso negócio sem capital próprio e investimentos externos. A startup até hoje funciona com a venda dos cursos, programas e eventos que fazemos para grandes empresas. Isso só mostra o quanto esse modelo é sustentável e rentável”, comenta Victor.
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Desafios e conquistas da Profissas
“Sem dúvidas o maior desafio que enfrentamos até agora é trabalhar o posicionamento da marca. Focar em levar diversidade e inclusão para as empresas e mostrar que este é um caminho rumo ao crescimento da marca é um desafio diário, mas estamos conseguindo enfrentá-lo”, diz o CEO.
“Já a maior conquista é ter impulsionado mais de 50 mil pessoas através dos nossos programas. Saber que estes grupos minorizados estão conseguindo um espaço no mercado de trabalho é muito gratificante para nós como empresa que acredita em um ambiente diverso como potência”, comenta Victor.
Próximos passos da Profissas
A startup, que tem um time composto por 15 pessoas fixas, já atuou em quase todas as regiões do Brasil. E, mesmo sem ter recebido investimentos, em 2022 a Profissas teve um faturamento de R$ 2 milhões e a previsão para 2023 é alcançar a marca de R$ 3 milhões.
Os próximos passos da empresa incluem lançar uma plataforma focada em B2C com conteúdos disponíveis 24 horas através de um pacote por assinatura. Além disso, a startup quer alçar voos maiores e atender cerca de 300 empresas.
“O tema diversidade e inclusão vai além do certo a ser feito, é uma questão de inteligência e sobrevivência de um negócio. Por este motivo, queremos escalar e atingir mais empresas e pessoas. Ajudar as empresas a se tornarem mais diversas e inteligentes é o nosso propósito”, finaliza Victor.
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