* Por Yago Almeida
Sim, sei que esse título pode parecer estranho. Estamos em novembro, mês de uma das datas mais importantes para o varejo em todo o mundo: a Black Friday. Historicamente, é nesse período que muitas empresas alcançam um incrível número de vendas e vemos clientes esperando chegar o dia para efetuar a tão sonhada compra.
Olhando o histórico de alguns anos para cá aqui na Olho no Carro, posso afirmar que não vale muito a pena os empresários e startups do setor participarem da Black Friday. E vou dizer porquê:
– Experiência: o comprador de veículo, seja ele novo ou usado, deseja ter a experiência de tocar, entrar e dirigir o carro. Ele quer tempo para pensar, analisar todas as opções e pode fazer a melhor escolha. Ele deseja um atendimento personalizado, e não um “desconto de manada” que será dado para todo mundo, como é o caso das promoções da BF;
– Custo/benefício: quem quer um carro nosso não está tão preocupado com descontos e promoções. Esse cliente é um dos mais exigentes do mercado e procura por alta qualidade e performance, aliadas a um preço justo. Portanto, de nada adiantará criar promoções se o produto final não entregar o que o cliente procura;
– Compra consciente: por fim, esse cliente não é movido por compras por impulso, que são o grande mote da Black Friday. Esse é cauteloso, afinal não são baixos os valores de um novo carro. Ele pesquisa, analisa todas as possibilidades, espera um tempo para ver se surgem novas oportunidades de compras, negocia ao máximo os valores e, só então, efetua a compra.
Portanto, caro colega do setor automotivo, avalie direitinho se vale a pena participar da Black Friday e gastar rios de dinheiro com promoções e agências de marketing nesse momento. Continue fazendo um trabalho dedicado e consistente que suas vendas irão aumentar!
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.