A Fiat Republic, sediada em Londres, recebeu um aporte de US$ 3,5 milhões em rodada seed de renomados investidores como Speedinvest, Seedcamp e Credo. A startup, que está construindo uma API bancária e de pagamentos regulamentada por dinheiro eletrônico, está buscando reduzir drasticamente o tempo e o custo de processamento de moedas fiduciárias para plataformas de criptografia, tanto no nível do consumidor individual quanto do tesouro corporativo.
Enquanto o mercado criptográfico continua a experimentar um boom, surpreendentemente, as plataformas criptográficas ainda têm dificuldade para acessar os serviços bancários. Para resolver este problema, a Fiat Republic está melhorando seu modelo de negócio agora estabelecido como Banking-as-a-Service para oferecer às plataformas criptográficas o acesso às redes de pagamentos tradicionais e locais na Europa e fora dela, tudo isto através de uma única API.
A Fiat Republic também está criando um consórcio de plataformas criptográficas para que os “membros” do Consórcio Fiat Republic, obtenham uma forte representação junto dos reguladores para liderar o estabelecimento de padrões para a classe de ativos e mudar a sua percepção entre as instituições financeiras tradicionais. O consórcio visa promover práticas responsáveis na indústria da moeda criptográfica.
Comentando a oportunidade como ele a vê, o veterano da fintech, entusiasta da criptografia e CEO da Fiat Republic, Adam Bialy, afirmou: “A indústria criptográfica como um todo ainda está no início. Acreditamos que ao trazer as plataformas criptográficas para um único orgão sob o Consórcio Fiat Republic, podemos aumentar a nossa posição coletiva junto dos reguladores e aumentar a nossa influência junto dos grandes bancos, que, até agora, têm ditado os termos de acesso com base em duras políticas internas de risco, muitas vezes concebidas principalmente por medo do desconhecido. Ao criar um API que facilite uma troca de dados sem descontinuidades entre os jogadores tradicionais e os de criptografia, acreditamos que podemos promover a transparência e uma melhor compreensão entre ambos os lados, o que, no futuro, beneficiará o conjunto”.
* Foto em destaque: Martyna Lewinska, CTO, Adam Bialy, CEO e Sophie Guibaud, COO; todos da Fiat Republic.
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