* Por Gustavo Almeida
Nos dias atuais falar sobre tendência em utilizar tecnologia e marketing para alavancar um negócio, independentemente de seu tamanho, segmento, se fico ou não online seria bem clichê, mas no fundo só quem vê a importância disso são empresas que já nascem com essa base, como as Startups.
Nós que vivemos mais esse mundo tecnológico, baseado a dados e fanáticos por growth sabemos o quanto tecnologia e planejamento de marketing bem estruturados pode ser o fator de sucesso para os nossos negócios e para o dos outros.
Vemos todos os dias empresas quebrarem por diversos motivos, na maioria das vezes a falta de dinheiro entrando, o caixa baixo, não bater a meta de vendas, fornecedores para pagar, não conseguir pagar salários e por aí vai, e grande parte das empresas nessa estatística são as de pequeno porte atrás de sonhos e desejos, mas de fato muitos desses problemas vem por falta de uma gestão mais assertiva e execuções falhas.
O pequeno empreendedor muitas vezes negligencia o uso da tecnologia e trabalhar o marketing da sua empresa e a lista de desculpas por traz disso é enorme: É caro, agora não precisa, já estamos vendendo bem, isso não vai fazer diferença e por ai vai.
Para nós do mundo das startups que já nascemos cheios de processos, métodos e metas, chega até soar estranho uma empresa que não usa CRM para vendas, não tem um ERP para o controle financeiro e não busca os melhores métodos e canais para atingir o seu cliente alvo, por mais early stage que a startup seja, nascer com tudo rodando redondo com o mínimo de falhas possível é quase uma regra, principalmente se os empreendedores a frente do negócio não são de primeira viagem.
A verdade é, um pequeno empresário principalmente do mundo físico, está preocupado com o quanto vai entrar de grana no caixa dele aquele mês e no próximo eu corro atrás, aonde dificilmente chegam em momentos de pensar em melhorias nos processos, escala e por ai vai.
Por que investir em tecnologia? Evitar erros de fluxo de caixa, o que pode acabar matando uma pequena empresa, não tomar decisões baseadas em achismos e sim por dados, ter a situação em que o seu negócio se encontra atualizada em tempo real, saber se você é uma empresa que está vivendo ou só sobrevivendo e principalmente saber quem é seu cliente e se ele é um cliente fiel.
Por que investir em marketing? Ao contrário do que pequenos empresários fora do mundo da tecnologia pensam, marketing não é apenas propaganda em rádios, panfletos e postagens no Facebook ou Instagram, trabalhar o marketing vai muito além, é mostrar para o seu público a cara da sua marca, é criar conexão e relação a ponto de fazer seu cliente se sentir seu amigo, não é apenas a publicidade momentânea que vai fazer alguém chegar na sua loja ou ligar no seu escritório, é como as pessoas vão lembrar de você, principalmente na hora de uma recomendação.
Gustavo Almeida é CEO e cofundador da Menu Vip, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, pós-graduado em gestão da inovação, já co-fundou outras startups e hoje dedica um pouco do seu tempo criando conteúdos para ajudar novos empreendedores.