* Por Viviane Rosiris Giovani
Você que é empresário, precisa ser visto. O sucesso e reconhecimento da marca levam tempo e dependem de como o seu negócio é mostrado para o público. Sua marca não pode se resumir apenas a vender produtos/serviços. Ela precisa vender sonhos, precisa atender as necessidades e trazer soluções para as pessoas.
Quando procuramos algo para adquirir, buscamos por empresas de renome, confiáveis, com tempo de mercado e, principalmente, antes de finalizarmos a compra, verificarmos as avaliações de outros clientes. É muito importante saber que bom atendimento e qualidade não são mais pontos diferenciais: são o mínimo que sua empresa deve proporcionar.
Construir a marca não é fácil, principalmente quando estamos começando a jornada empreendedora. Mas há pequenos atos onde você já pode iniciar a interagir no mundo empresarial com a criação de parcerias. Uma boa parceria pode ser a melhor forma de crescer e atingir mais clientes, já que serão pelo menos duas marcas somando forças e divulgando seu produto/serviço.
Abaixo, listo 5 dicas para sair da zona de conforto:
– Antes de tudo, reconheça os aspectos que devem ser melhorados e identifique seu diferencial. Isto irá ajudá-la a planeja projetos e buscar, por exemplo, cursos técnicos visando se aprimorar e entender o porque alguns pontos de sua empresa não estão caminhando como planejado.
– Faça seu marketing pessoal, tire fotos profissionais, apresente-se ao público, apresente conteúdos relevantes e não apenas venda de produtos. Posicione sua marca no mercado, mostre a cara da sua empresa nas mídias sociais.
– Ao menos uma vez por mês, compareça em algum evento, palestra ou workshop. Você fará novos contatos, poderá encontrar potenciais parceiros e conhecerá pessoas que tragam novos conhecimentos ou indiquem algo interessante para você, como por exemplo, um curso ou um livro.
– Para a sua empresa crescer, você tem que ter propósito e missão e pergunte-se: por que você quer ter a empresa e onde quer chegar?
– Apareça. Contate fornecedores. Marque reuniões com outras empresas. Mostre o que poderiam fazer juntos, como um novo projeto, por exemplo. Ofereça parcerias onde ambas as partes irão lucrar!
– Junte-se à comunidades empreendedoras e sindicatos da sua cidade. Você vai ter contato com eventos, palestras de empreendedorismo, vai participar de grupos de vendas, poderá interagir com outros empresários locais e se tornar mais conhecida.
Posicionando-se no mercado, você torna sua marca conhecida, mostra confiança e assim, consegue planejar melhorias pois, ao conhecer outras marcas, você pode verificar como agem praticando o mesmo ou levando você à se diferenciar. Mesmo que não sejam do seu ramo, corra atrás de outras marcas: elas se complementam ou vão lhe ensinar algo. Por exemplo, o quê as fizeram crescer e vender acertadamente.
* Viviane Rosiris Giovani é empreendedora especializada em Scrapbook. Formada em Turismo e Pós Graduada em Gestão Empresarial.