*Por Leila Santos
Entre os setores mais importantes da economia mundial, o mercado da tecnologia se destaca por estar em plena fase de crescimento. A medida em que a tecnologia se faz cada vez mais presente nas operações de empresas dos mais variados ramos de atividade, a procura por soluções tecnológicas nunca foi tão significativa. Neste contexto, a demanda por novos talentos repercute em escala global, trazendo à tona uma discussão importante e necessária para o desenvolvimento econômico do setor: os impactos da figura feminina em espaços de liderança nas empresas de tecnologia.
O exponencial crescimento do mercado da tecnologia dá indícios de que o potencial de evolução deste setor ainda é muito grande. No entanto, como em todos outros campos de atuação, o principal motor de desenvolvimento dos negócios é o mesmo: as pessoas. Nesse sentido, não restam dúvidas de que a colocação das mulheres em posições estratégicas dentro da indústria da tecnologia é uma condição essencial para o futuro do setor. Em um ambiente onde a inovação está entre as principais requisições, incluir mulheres em cargos de liderança significa diversificar ideias, e potencializar resultados.
Panorama geral da participação feminina no mercado
Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deu conta de que as mulheres ainda ocupam apenas 20% dos cargos relacionados à tecnologia nas empresas brasileiras. Os dados demonstram que a inequidade de gênero persiste, e continua impactando carreiras mundo afora. Mas, por outro lado, há de se ressaltar que a existência de diversos programas afirmativos para a contratação de mulheres, aliada à alta demanda por mão de obra qualificada, têm contribuído significativamente para a diminuição dessa diferença.
As empresas que estão progredindo e se esforçando para concentrar mais representação feminina em seus negócios continuarão a ajudar não só o setor, mas a sociedade como um todo a quebrar as barreiras da inequidade de gênero.
Ser proativo quanto à construção de um ambiente seguro e favorável para o desenvolvimento profissional de mulheres talentosas não é sobre “fazer a coisa certa” ou ser altruísta – mas sim fazer a melhor escolha para que os negócios sejam bem-sucedidos. A partir deste entendimento, a tendência é de que a participação feminina em cargos de liderança no mercado tech seja ainda maior nos próximos anos.
A influência das lideranças femininas nos negócios
Tem sido cada vez mais comum a presença feminina em cargos de liderança de grandes empresas ao redor do mundo. De acordo com inúmeros estudos, a chegada das mulheres aos espaços de liderança trouxe inúmeros benefícios para as organizações. Algumas das vantagens mais notadas são a melhora das relações interpessoais, da comunicação, e do clima organizacional como um todo. Além disso, existem muitos indícios de ganhos em produtividade e eficiência nas empresas lideradas por mulheres.
Voltando o olhar especificamente para o universo da tecnologia – pautado pela constante necessidade de inovação – aumentar a presença feminina nos cargos de liderança traz uma vantagem ainda mais importante, e que reflete diretamente na capacidade de inovação de uma empresa: a diversidade de ideias. É inegável que inovar é um dos objetivos primários de uma empresa que atua no setor de tecnologia. Quanto mais presença feminina na liderança, mais vozes são ouvidas, e, consequentemente, mais potencial de inovação é desbloqueado.
Por fim, além de aumentar o número de mulheres contratadas por empresas de tecnologia, é fundamental que as vozes de tais especialistas não sejam mais silenciadas. O futuro depende da criação de lugares seguros onde as contribuições das mulheres possam realmente beneficiar os negócios e impactar positivamente a sociedade. Com mais mulheres ocupando os espaços de liderança nas empresas de tecnologia, o futuro deste setor será mais criativo, produtivo e promissor.
*Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys