* Por Bruno Soares
O “Objetivo” é a intenção: sua empresa vai traçar um planejamento de OKR para alcançar qual sonho? Já o KR é o resultado-chave. Basicamente, são os números ou métricas que demonstram se você está avançando em direção ao objetivo e quando o alcança.
O que é o planejamento de OKR?
A vida escolar é um dos nossos primeiros contatos com objetivos e resultados. Neste período, nosso objetivo era aprender algum conteúdo. Para comprovar que conseguimos, tínhamos que alcançar um resultado: a média escolar.
O ano escolar é dividido em trimestres. A cada trimestre os estudantes têm um objetivo a alcançar. O resultado-chave deve ser a média exigida pela escola, geralmente nota 7. A cada encerramento de trimestre tem uma “cerimônia”, que é o momento de compartilhar o resultado com os pais.
Percebeu que tudo isso tem a ver com OKR? A diferença é que na escola não fazemos de fato um planejamento de OKR. As coisas vão acontecendo. Também não fazemos um check-in semanal para falar sobre nossos objetivos e resultados. Sem o acompanhamento é muito comum perdermos o foco. Muitos estudantes só se dão conta de que o tempo está passando e nada foi feito quando o boletim escolar começa a ficar com notas baixas.
Com um bom planejamento de OKR você conseguirá alcançar seus resultados-chave. OKR é uma metodologia ágil para gerir objetivos e metas que pode ser utilizado por qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho. Embora pareça uma novidade, podemos dizer que o OKR já passou dos cinquenta anos. O framework foi utilizado na década de 70 por Andy Grove e sua equipe na Intel.
Anos depois a metodologia foi implantada em uma nova startup que surgiu no Vale do Silício. Na época, essa empresa tinha apenas 40 funcionários. Hoje são milhares de colaboradores. Essa organização é o Google, que com um bom planejamento de OKR alavancou seu crescimento. Seu exemplo comprova que o OKR funciona em organizações de qualquer porte.
Quais são as cerimônias de um OKR?
O planejamento de OKR deve contemplar algumas “cerimônias”. As principais são: reuniões de início de trimestre, reuniões de check-in e reunião de fechamento de trimestre.
Essas cerimônias são momentos específicos para:
- definição e alinhamento de metas;
- apresentação do status de cada KR;
- elaboração de estratégias para alcançar os objetivos,
- compartilhamento de aprendizados.
Como fazer um bom planejamento de OKR?
Dizem por aí que um bom profissional é um eterno estudante. Mas, agora vamos deixar a analogia escolar um pouquinho de lado e trazer o planejamento OKR para a rotina corporativa.
Se seu gestor disser que você precisa ter a equipe mais motivada da empresa e que o eNPS deve ser no mínimo 80. Como você se sentiria? Talvez sobrecarregado por ter que se preocupar com mais uma coisa.
E se a conversa fosse diferente? Se a proposta fosse reunir os times para elaborar metas que tenham afinidade com os objetivos e valores da empresa? Juntos vocês poderiam definir que sua meta é ter a equipe mais motivada e um eNPS acima de 80.
Os dois exemplos apresentam a mesma ideia. Porém, eles certamente teriam resultados bem distintos. Isso porque a maneira como foram comunicados influencia diretamente no empenho e dedicação dos colaboradores.
Quando as pessoas participam de fato do planejamento de OKR, a tendência é que se sintam corresponsáveis. Diferente de quando algo lhes é imposto. Essa é uma das primeiras dicas: inclua os colaboradores na implantação e planejamento de OKR.
Tenha em mente que o sucesso dessa metodologia está diretamente ligado ao planejamento e comunicação da estratégia. Portanto, OKR não é algo apenas para gestores. OKR é uma espécie de acordo coletivo, em que todos os colaboradores estão comprometidos desde o início.
Portanto, o primeiro passo para fazer um bom planejamento de OKR é incluir todos os colaboradores. Para os que ainda têm receio que isso pode não dar certo, vale lembrar que a gestão horizontal tem o poder de alavancar a performance das equipes.
3 passos para planejar bons OKRs
Quem está começando a implantar o OKR costuma ter dúvidas se os objetivos e resultados-chave são efetivamente bons. Você também tem essa dúvida?
Talvez a maior preocupação de todos é se a metodologia realmente vai funcionar. Você mesmo pode responder essa pergunta, basta validar se foram seguidos alguns passos:
Diferencial
A proposta é que o OKR seja uma meta ousada. Ou seja, provavelmente vai promover alguma mudança, melhoria ou crescimento. Portanto, se as metas do seu time ou organização são ousadas, vocês estão no caminho certo!
Um bom planejamento de OKR pode impulsionar sua empresa para:
- criar produtos ou serviços diferenciados;
- assumir a liderança do seu mercado,
- inovar.
Eficácia
Para traçar um planejamento de OKR eficaz é preciso que os objetivos sejam:
Significativos: O objetivo é algo prioritário? É algo que faz sentido para os envolvidos?
Audaciosos: É fácil alcançar o resultado-chave? Precisa mudar algo para alcançar o resultado proposto?
Inspiradores: O objetivo deixa os colaboradores empolgados? Alcançá-lo é considerado um desafio?
Efetividade
Para avaliar a efetividade do seu planejamento de OKR avalie se ele tem conexão com a missão maior da organização. Se não houver essa conexão, não haverá efetividade. Essa análise pode ser feita a partir de três perguntas para se certificar se os resultados-chaves que você pretende alcançar são:
Tangíveis: O que se deseja alcançar está evidente? Tem um período para iniciar e finalizar?
Agressivos: Você tem certeza que vai alcançar os resultados-chave? A proposta é que sejam resultados ousados, mas realistas. Se é algo que jamais poderia ser alcançado, precisa ser revisto.
Mensuráveis: O resultado precisa ser medido de alguma forma. Portanto, deve haver algum critério para mensurar o desempenho obtido.
Se você ainda não finalizou o planejamento de OKR para este trimestre, essas dicas podem lhe ajudar a traçar objetivos eficazes. Importante: KRs devem ser quantitativos e mensuráveis.
* Bruno Soares é CEO da Feedz