A Nuvini, grupo de empresas de Software as a Service (SaaS), anunciou a compra da Mercos, empresa de tecnologia que oferece um software de automação de força de vendas e e-commerce B2B para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais. A aquisição é a sexta de uma série que tem como objetivo transformar a holding no maior grupo de SaaS do Brasil.
Fundada em 2010 por Tiago Brandes, Celso Tonelli e Rafael Trapp, a Mercos oferece um sistema de Automação de Força de Vendas e E-commerce B2B com aderência em indústrias e distribuidoras de pequeno e médio porte do setor de bens de consumo, assim como representantes comerciais.
Com uma base de 6,5 mil clientes e 30 mil usuários por todo o país, a startup viu seu faturamento aumentar em 40%, entre junho de 2020 e o mesmo mês de 2021. Além disso, em junho deste ano, a empresa atingiu um marco histórico, conquistando uma margem de EBITDA de 30%.
“Em 2021, atingimos nosso melhor momento enquanto empresa, com uma operação otimizada, lucrativa, além de reserva de caixa e pleno crescimento. Observamos no mercado uma intensa atividade de fusões e aquisições e vimos que era o momento certo para buscar a venda e trazer retorno para nossos acionistas e investidores. Contratamos uma consultoria para nos ajudar a encontrar o parceiro ideal e, neste momento, fomos apresentados à nuvini. Foi um processo bastante intenso, de muitas conversas, análises e alinhamentos. Desde o início nos identificamos com a cultura empreendedora e o grande sonho da nuvini, de ser o maior grupo de SaaS do Brasil. A confiança mútua foi crescendo a cada conversa e, depois de alguns meses, decidimos fechar negócio”, afirma o CEO da Mercos, Tiago Brandes.
Pierre Schurmann, criador da Nuvini, destaca que a área de atuação e todo o histórico de sucesso da Mercos auxiliará no crescimento da holding. “Nós buscamos sempre líderes de mercado, que possam ocasionar uma boa sinergia com as outras empresas do grupo. A Mercos cumpre esses requisitos, por isso estamos muito felizes em poder contar com a empresa na nuvini”, comemora.
Com a chegada à nuvini, a expectativa é alcançar um crescimento sustentável de 30% no faturamento anual nos próximos anos e ampliar o quadro de funcionários com mais de 45 profissionais até 2022. Hoje, a Mercos conta com 99 colaboradores, um programa de parcerias com mais de 200 ERPs integrados e mais de R$ 40 bilhões movimentados anualmente em seu sistema.
Jornada de crescimento
A Mercos foi criada quando o pai de Celso Tonelli, um de seus criadores, precisou de um sistema para gerenciar suas vendas, pois atuava como representante comercial. Os três fundadores, que se conheceram na faculdade, se juntaram e desenvolveram um software, chamado então de Meus Pedidos, com o objetivo de melhorar as vendas de indústrias, distribuidoras e representantes.
O negócio foi crescendo e, em 2015, com 15 funcionários, a empresa recebeu investimentos Série A dos fundos Qualcomm Ventures e Monashees Capital, acelerando ainda mais o seu crescimento. Em 2017, foi uma das seis empresas brasileiras selecionadas pelo Google para participar do programa de aceleração Google Launchpad, no Vale do Silício. Com o desenvolvimento do negócio, que passou a ter forte atuação no segmento de pequenas e médias indústrias e distribuidoras, em 2018, a então Meus Pedidos, passou a se chamar Mercos, nome derivado da sua missão de ajudar marcas a conquistar mercados.
“Nosso objetivo é ajudar os clientes a venderem mais. O aplicativo da Mercos facilita a entrada de pedidos, evitando erros operacionais, possibilita o monitoramento em tempo real da performance do time comercial e garante que a política comercial seja aplicada na ponta, aumentando o controle sobre as negociações e a rentabilidade de cada venda. Além disso, o e-commerce B2B atua diretamente na transformação digital desse mercado, permitindo que as empresas vendam online para seus clientes varejistas”, explica Brandes.
Em 2018, a Mercos conquistou a certificação Great Places to Work (GPTW), além de marcar presença em rankings de melhores médias empresas de Santa Catarina, desde 2019.
Maior grupo de SaaS do Brasil
A Nuvini caminha para faturar R$ 330 milhões neste ano com as aquisições. Para continuar a crescer, a holding investe em seu plano de expansão, adquirindo empresas de SaaS em 3 verticais – Marketing e Vendas, Produtividade e Finanças e Controle. O foco são negócios com mais de cinco anos de operação e com receita entre R$ 20 e R$ 50 milhões. Até 2025, a meta é realizar 85 aquisições, atingindo R$ 4 bilhões em faturamento e R$ 1 bilhão em Ebitda.
Inédito no Brasil, o modelo adotado pela nuvini é inspirado na Constellation Software, grupo canadense que adquiriu mais de 500 empresas e está listado na Bolsa de Toronto. O formato permite que os fundadores permaneçam à frente de suas startups, mas tenham apoio do time da holding, que inclui executivos com passagens por empresas referências no mercado de tecnologia, como Google, Creditas, e Loggi, e no mercado tradicional, como Pátria e Multiplus. Esses executivos acumulam experiências diversas em consultorias, empresas de alto crescimento, gestão de pessoas em companhias de alcance mundial, direito empresarial em multinacionais, IPOs, entre outros.
“O modelo incentiva que todos os empreendedores fiquem no negócio e participem do crescimento de suas startups com nosso apoio, sem ter que se preocupar com o backoffice, finanças e outras operações administrativas. De um lado, trazemos liquidez aos investidores-anjo que ajudaram a levantar os negócios em seus primeiros dias e, de outro, continuamos incentivando que os empreendedores fortaleçam suas startups, ganhem maior tração e sigam crescendo”, destaca Schurmann.
Foto em destaque: Da esquerda para direita: Rafael Trapp (Diretor de Operações); Tiago Brandes (CEO), Celso Tonelli (Diretor de Produto e Engenharia). Crédito: Leonardo Waltrick
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