*Por Bruna Neves
Não é novidade afirmar que a tecnologia desempenha um papel revolucionário em diversos aspectos da nossa vida. Mudou a forma como nos comunicamos, redesenhou os meios e as interações sociais e transformou de forma sem precedentes a maneira como as pessoas se relacionam.
Quando se trata do ambiente de trabalho, é possível acrescentar mais um ingrediente no processo de fomento à evolução. A pandemia foi o maior catalisador para a aceleração de transformações significativas nesse campo. Com a necessidade de distanciamento social e medidas de segurança, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o trabalho remoto e híbrido em larga escala. De imediato, isso levou a uma rápida adoção de ferramentas tecnológicas que possibilitaram a comunicação e a colaboração à distância, bem como o desenvolvimento de estratégias flexíveis de trabalho.
Nesse sentido, pode-se dizer que, a pandemia, de alguma maneira, forçou a reavaliação dos modelos tradicionais de trabalho e abriu caminho para a adoção de abordagens mais adaptáveis. Essa transformação não apenas impulsionou a inovação tecnológica, mas também trouxe à tona discussões sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a valorização da produtividade baseada em resultados e a busca por um maior bem-estar dos colaboradores.
À medida que o trabalho remoto e híbrido se tornaram frequentes, as ferramentas de colaboração desempenharam um papel crucial na manutenção da comunicação e produtividade das equipes. As plataformas de comunicação instantânea ganharam destaque ao permitirem conversas em tempo real, compartilhamento de arquivos e videoconferências, tornando-se indispensáveis para a colaboração remota. Um exemplo claro do impacto dessas ferramentas foi o crescimento exponencial do Microsoft Teams, que passou de 20 milhões de usuários diários ativos registrados em novembro de 2019 para impressionantes 115 milhões em 2020.
Outro negócio marcante nessa direção foi a aquisição do Slack pela Salesforce por aproximadamente 27 bilhões de dólares, se tornando uma das maiores transações da história da empresa. Tais operações retratam de forma objetiva a importância destinada hoje às ferramentas de comunicação no ambiente de trabalho moderno. Ao adquirir o Slack, a Salesforce reconheceu o potencial dessas plataformas em oferecer soluções abrangentes que integram comunicação, colaboração e automação, proporcionando às empresas uma forma eficiente de se adaptarem aos novos modelos de trabalho flexíveis.
Esses avanços tecnológicos permitiram que equipes espalhadas geograficamente se conectassem de forma eficaz, colaborassem em projetos e mantivessem a produtividade, independentemente da distância física. Os softwares e aplicativos para organização de tarefas e gestão de projetos também experimentaram um aumento significativo na adoção. Com recursos como rastreamento de tarefas, atribuição de responsabilidades, definição de prazos, acompanhamento do progresso e colaboração em equipe, eles se tornaram aliados importantes no gerenciamento de equipes remotas.
Hoje, estamos inegavelmente vivendo a era do trabalho híbrido. Na América Latina, nada menos que 65% dos colaboradores preferem os modelos híbridos de trabalho e 66% deles já estão nesse formato, segundo a pesquisa Além da Revolução do Híbrido, da WeWork em parceria com a Page Outsourcing. Com essa nova forma de trabalho surgem novas necessidades. Uma das mais importantes refere-se à adoção de políticas. E a tecnologia segue apoiando esse movimento.
Muitas empresas reduziram seus espaços físicos e implementaram políticas de rotação de funcionários, criando instantaneamente uma demanda por ferramentas de agendamento. Exemplos são a When I Work, a Deputy e as soluções da empresa brasileira Deskbee. Por outro lado, há organizações que já não possuem espaços de trabalho fixos, mas ainda precisam de encontros presenciais, o que impulsionou o surgimento de serviços de aluguel de salas e escritórios por períodos limitados de tempo. Nesse sentido, a Station by WeWork, se posiciona como “o Airbnb” dos espaços de trabalho.
À medida que as empresas e os colaboradores continuem a explorar e aprimorar os modelos de trabalho flexíveis, é inevitável que surjam novas demandas e necessidades específicas. Para enfrentar esses desafios em constante evolução, conta-se mais uma vez com soluções oriundas da tecnologia. Essas novas ferramentas poderão, por exemplo, fornecer recursos avançados de gerenciamento de projetos, análise de dados, automação de tarefas repetitivas e integração perfeita entre diferentes plataformas de colaboração. Tudo isso de maneira cada vez mais personalizada, de forma a atender às necessidades específicas de uma empresa ou de um setor.
Podem ainda haver diversas dúvidas de como os modelos de trabalho se desenvolverão daqui para frente. A única certeza é que, ao abraçar inovações e investir na criação de um ambiente de trabalho flexível e eficiente, as empresas estarão no caminho correto para prosperar.
Bruna Neves é Chief Product Officer (CPO) da WeWork. Após 10 anos de experiência em finanças, gestão de projetos e reorganização de empresas no BTG Pactual e suas investidas, Bruna fez seu MBA em business com ênfase em tecnologia e empreendedorismo e realizou sua transição de carreira para o mundo digital. Ocupou diversas posições na Uber como head de marketplace, inteligência de mercado e precificação. Em 2021, assumiu a posição na WeWork, onde é responsável por trazer inovação para o negócio e desenvolver novos produtos digitais para a marca na região.
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