Quando o assunto é tecnologia, no momento em que nos adaptamos a uma nova ferramenta, logo surge outra no mercado e nos provoca a voltar, estudar e aprender outras habilidades.
Com intervalos cada vez menores entre essas transformações, exigindo mais agilidade para testarmos, analisarmos e implementarmos essas soluções. Tem sido assim com a IA Generativa, que vive um processo de evolução exponencial nos últimos dois anos. Será que todo mundo tem tempo e dinheiro para investir nessa renovação?
Muitas vezes, as atuais lideranças de negócios exigem a aplicação veloz de novas tecnologias para se manterem competitivas em seus respectivos segmentos. Não há mais tempo a perder, as metodologias e processos estão envelhecendo rapidamente e precisamos sempre ter em mente as oportunidades que a inovação pode trazer para o negócio. Porém, o ritmo do desenvolvimento das equipes de TI não acompanha e se ajusta a essa demanda acelerada.
A IBM mostrou em seu relatório sobre a implementação de IA que 59% das empresas que já trabalham com IA pretendem acelerar e aumentar o investimento na tecnologia.
Em paralelo, uma análise compartilhada pelo grupo Sequoia Capital apontou que seriam necessários US$ 600 bilhões em lucros diretos com IA Generativa para cobrir o investimento feito pelas empresas que atuam no setor. No entanto, para atingir essa meta, serão necessários pelo menos 10 anos.
Com um investimento tão alto e pouco retorno imediato, esse movimento de evolução da IA pode ser algo exclusivo apenas para um pequeno grupo de empresas. E mais, as empresas precisam refletir se os seus colaboradores estão preparados para usar as novas tecnologias e aptos para viver essa transformação constante e aprender de forma contínua.
É fundamental pensar em um caminho para aproximar a inovação das novas tecnologias como a IA no dia a dia da empresa. Mas por onde começar?
Alinhar as expectativas estrategicamente
Procure integrar as inovações tecnológicas nos objetivos de negócios desde o início, garantindo que elas suportem e impulsionem as metas da empresa. Envolver as lideranças nas reuniões estratégicas ajuda a garantir que as soluções sejam mais proativas, antecipando necessidades e oportunidades.
Envolver as lideranças de TI
Elas podem oferecer perspectivas técnicas para influenciar positivamente a direção da empresa. Esse envolvimento permite que as soluções sejam mais personalizadas e eficazes, atendendo às necessidades específicas da companhia e proporcionando uma vantagem competitiva.
Investir em treinamento contínuo
Programas de treinamento que capacitam os profissionais de negócios a entender os fundamentos tecnológicos, e vice-versa, é fundamental para os resultados. Isso promove uma cultura em que todos contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de soluções.
Estimular a cultura da inovação
Adotar metodologias ágeis permite que a empresa responda rapidamente às mudanças do mercado e também incentiva a experimentação e a inovação contínua, possibilitando o teste de novas ideias com rapidez e eficiência, ajustando conforme necessário para maximizar o impacto.
Comunicar os benefícios no futuro
Demonstre o que é tangível, como aumento da eficiência, redução de custos ou novas oportunidades, assim como os mais amplos, como melhoria da experiência do cliente ou fortalecimento da marca. Essa transparência reforça a importância da tecnologia e apoia as iniciativas tecnológicas.
Seja no mercado financeiro, serviços, marketing, agro ou qualquer outro. É muito difícil pensar em um modelo de negócio que sobreviva sem tecnologia. Por isso, acredito que essa evolução é um processo natural, mas isso não quer dizer que ele precise acontecer de forma desordenada.
Planejamento, implementação, monitoramento, análise e, depois, voltamos para o início para fazer a jornada novamente. Dessa forma, a inovação acontece e construímos os pilares necessários para que a inovação, com ou sem tecnologia, possa acontecer com a tecnologia e a estratégia lado a lado.
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