Este ano o Startupi Innovation Tour – Comunidades, ganha força e escala nacional, como parte da estratégia de expansão com a criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, e do propósito em dar voz às comunidades inovadoras. A imersão pelos principais Polos de Inovação e Startups acontecerá em todos os estados do Brasil, mais interior de São Paulo, somando ao todo 30 edições digitais ou híbridas ao longo do ano.
Tendo como Mantenedores as empresas Bossanova Investimentos e Oxiteno (grupo Ultra), o roadshow digital contará com mais 150 palestrantes e casos de sucesso em todo Brasil. Os participantes vão interagir ao vivo com empreendedores e suas startups mais inovadoras, os Hubs e Fundos de Investimento e heads de inovação de grandes Empresas, que estão praticando inovação aberta em cada estado, tudo realizado em colaboração com mais de 150 parceiros estratégicos, para gerar conhecimento prático e trocas de experiência com quem está fazendo a diferença em todo País.
Dia 25 de maio marca o início do roadshow digital e será dedicado ao Espírito Santo, estado que é conhecido por suas praias e moquecas e que vem ampliando e desenvolvendo com rapidez seu ecossistema de inovação. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem 130 startups ativas na região e os segmentos que mais se destacam são Vendas e Marketing, Educação, Eventos e Turismo.
GARANTA SEU INGRESSO!
Confira abaixo o que você vai encontrar participando do Innovation Tour Espírito Santo
No estado também existem diversas iniciativas de inovação como Hubs, coworkings e programas de aceleração que visam fortalecer o ecossistema local. Uma delas é o Epicentro, hub de inovação do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo). O espaço funciona como um centro colaborativo para propiciar conexões e negócios, com foco no desenvolvimento da economia capixaba e da cultura local.
O fomento à inovação tecnológica, criação de um ambiente de investimento e a criação de novas startups fazem parte da estratégia do Bandes, que também contribui para o mercado de investimentos em startups com diversas iniciativas como FIPs, Criatec3, Primatec, Seed4Science e FIP Anjo.
Lorena Gladys, Coordenadora do Núcleo de Inovação, Marketing e Desenvolvimento e Wagner Rubim, Gerente de Participações e Investimentos do Bandes, vão contar detalhes sobre o hub e ainda nos dar um panorama sobre o cenário de investimento em startups da região.
Facilitar o acesso da indústria capixaba à inovação: esse é o objetivo do Findeslab, uma iniciativa conjunta da Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que ajuda a fomentar ainda mais o ecossistema de startups do Espírito Santo.
O hub, que tem mais de um ano de funcionamento, conta com uma estrutura física dividida em dois andares, localizados no topo do Edifício Findes, em Vitória, capital do Espírito Santo.
Ao todo, 12 grandes empresas atuam como parceiras do projeto, 14 startups com ações diretas nos desafios do Primeiro Ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo, ocorrido no ano passado, além de dezenas de startups e companhias envolvidas em projetos de inovação, submetidos em editais de fomento e que foram apoiados pelo hub.
Juliana Gavini, Diretora de Tecnologia e Inovação do SENAI-SESI/ES, vai nos mostrar os bastidores da iniciativa que teve que se adaptar com a pandemia do novo coronavírus, mas que continua gerando resultados muitos positivos no ecossistema.
A Wine, varejista brasileira de vinhos pela internet, foi fundada em 2008 em Vila Velha, ES. Dois anos depois, criou o Clube Wine, o seu serviço de assinaturas. Logo também abriu um novo centro de distribuição em Serra, também no ES. Oito anos depois de sua criação, ganhou novos sócios de peso: recebeu investimento da Península, fundo de investimento de Abilio Diniz, e da e.Bricks digital.
Em 2018, abriu um novo centro de distribuição em São Paulo e hoje está se preparando para abrir capital na bolsa. Clayton Freire, Diretor de Tecnologia da Wine, vai participar do Innovation Tour e contar detalhes sobre o desenvolvimento da startup, principais desafios e os bastidores da tecnologia por trás da plataforma.
Você conhece a Zaitt? A startup capixaba é responsável pela implementação, em São Paulo, do primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina.
Tudo é muito simples e rápido. O cliente – com o app da Zaitt baixado e já tendo cadastrado seus dados pessoais e um cartão de crédito – abre a câmera do smartphone com o próprio aplicativo e realiza a leitura do QR Code. Com o reconhecimento do código a porta se abre.
Para comprar basta fazer a leitura do QR Code, agora com o celular apontado para a tela touchscreen localizada próxima à porta de saída. Logo abaixo da tela fica uma espécie de balança a qual o cliente deve colocar os produtos para que sejam reconhecidos. Em 2020 a startup foi adquirida pela Sapore, por meio de sua holding Abanzai.
Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, também está confirmado para o Innovation Tour. Será a chance de conhecer os bastidores das negociações, expansão para outras cidades e muito mais.
Fundada em 1996 no Espírito Santo, a ISH é uma empresa especializada em segurança da informação, soluções e infraestrutura de TI e computação em nuvem. Hoje eles executam projetos em todas as unidades da federação e em vários países de América Latina somando mais de 1 milhão de ativos protegidos com suas soluções.
Allan Costa, um dos maiores expoentes no ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil, atua como Diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia e está confirmado no Innovation Tour. Ele vai contar detalhes sobre as estratégias da empresa, expansão e quais foram os principais desafios para a empresa chegar no patamar que está hoje.
Do Espírito Santo para o mundo. Outro case de startup capixaba que participará do Innovation Tour é a Olho do Dono, startup que realiza a pesagem de bois no pasto por imagem com câmeras 3D portáteis. Ela monitora mais de 100 mil animais, trazendo eficiência e praticidade aos produtores, bem como ganhos de produtividade e sustentabilidade.
Hoje a startup atua nos Estados Unidos, México e Argentina. Vamos conhecer todos os detalhes do projeto com Pedro Henrique Coutinho, CEO da Olho do Dono.
INSCREVA-SE AQUI, É DIGITAL E GRATUITO!
Esse projeto faz parte da iniciativa do STARTUPI em dar voz a todas as Comunidades de Startups em todos os estados do Brasil e da criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, anunciados aqui. Para acompanhar todos os eventos e programas, assine nossa Newsletter e siga o Startupi nas redes sociais.