STARTUPI anuncia criação de Núcleos de Jornalismo locais para atender demanda das Comunidades de Startups em todo País

Se você tem uma startup que está localizada fora dos centros de inovação badalados como São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis, por exemplo, já deve ter sentido na pele o quanto é difícil conquistar visibilidade nacional e escalar para fora da sua cidade ou região. Imagine então captar investimentos ou participar de programas de Corporate Venture das grandes empresas. Pelo tamanho do País, diversidade de culturas, falta de acesso a informação, ou até mesmo pelo preconceito que pode existir, muitas vezes buscar clientes, ganhar mercado, tracionar, escalar uma startup é tão ou mais difícil quanto internacionalizar sua operação para outros países.

De acordo com Geraldo Santos, diretor-geral do Startupi, “para manter o propósito que está no DNA do Startupi desde sua fundação, e oferecer uma solução para estas dores que afetam empreendedores e comunidades de startups em todo País, anunciamos hoje a criação de Núcleos de Jornalismo locais para este ano, em planejamento desde o fim do ano passado, e a realização do evento Innovation Tour, para imersão e matchmaking, em todos os estados brasileiros.

Innovation Tour – edições Comunidades e Setoriais

Foram criados em 2017 para complementar as Missões Internacionais e explorar todo potencial de inovação dentro do Brasil. “Centenas de pessoas conheceram de perto os bastidores das startups, corporações e fundos de investimento nas principais capitais. Só em São Paulo, até antes da quarentena, recebemos mais de 1500 pessoas de todo País, principalmente nas vésperas do Case, principal evento da ABStartups”, conta Geraldo.

Além do evento, existe uma pauta editorial com destaque e cobertura jornalística feita em cada edição. Segundo ele, muitos destes grupos são fechados para uma só corporação, que passam por este processo de imersão como parte do programa de capacitação e criação de cultura coordenado pelo Startupi. Em outros casos, recebem esta imersão como prêmio por terem vencido algum desafio interno, como foi o caso de um grupo de 15 profissionais mulheres do Banco Inter de MG que vieram para São Paulo para uma imersão de 2 dias. “Muitos executivos e colaboradores de empresas tiveram a chance de gerar conexões com os principais talentos empreendedores e seus times incríveis, conhecer soluções inovadoras em diversos estados do País, permitindo a realização de negócios entre startups e grandes empresas. Agora, com as edições híbridas podemos levar este conteúdo para muito mais gente e realizar um velho sonho nosso: mostrar que o Brasil não tem apenas um Vale do Silício e sim um em cada estado do País”, conclui Geraldo.

Participantes de diversos estados do Brail durante edição do Innovation Tour-Plus Day, em parceria com a ABS.

Confira a programação e veja quando o Startupi Innovation Tour estará na sua Comunidade:

  • Maio: Espírito Santo, Minas Gerais
  • Junho: Paraná, Rio Grande do Sul

2o. semestre/21:

  • Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Tocantins, Pará
  • Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí
  • Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal
  • Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior), ABC, Baixada Santista

Núcleos de Jornalismo Startupi

Além das 30 edições do Innovation Tour Comunidades, o Startupi anunciou hoje também a criação do Guia Digital de Inovação&Startups – Comunidades do Brasil e dos Núcleos de Jornalismo Startupi fora de São Paulo.

De acordo com Fernanda Santos, editora-chefe do Startupi, “apesar de já veicularmos muitas matérias relevantes do que acontece em outros estados do País, temos certeza de que com jornalistas que participam ativamente em suas comunidades locais, conseguiremos dar muito destaque e visibilidade, com cobertura editorial. Nossa meta para este ano é alcançar 10 estados do País e gerar 3 edições do Guia Digital de Inovação&Startups, que vai conter uma cobertura completa por onde passará o Innovation Tour, incluindo um mapeamento de cada região. Queremos garantir com isso que os empreendedores e comunidades de startups tenham mais voz, com espaço para contar suas histórias de sucesso e insucessos, seus desafios, mostrando o real valor que existe em cada estado do País. Temos certeza também de que será possível destacar ainda mais os diversos cases de investidores e corporações locais e, com isso, incentivar e fomentar o surgimento de outros investidores-anjo na região. Esta é a forma que o Startupi encontrou para dar continuidade à premissa que sempre teve desde sua criação há mais de 10 anos: apoiar e fortalecer o ecossistema de inovação e startups em todo País”, conclui.

Fernanda Santos, editora-chefe do Startupi.

Para Geraldo, “2020 apesar de atípico, foi extremamente positivo para o Startupi, fechamos o ano com um crescimento de 100% e queremos reforçar nosso compromisso com o ecossistema. Este sempre foi o nosso propósito e desde que assumimos a gestão há 6 anos, essa premissa continua em nosso DNA. Estamos preparados para ganhar escala nacional e internacional. Temos um plano agressivo para os próximos 2 anos e para executá-lo, queremos a participação de todas as Comunidades de Startups, Hubs e Polos de Inovação, grupos de Anjos&VCs, Universidades, Governos e Corporações, para fortalecer ainda mais os ecossistemas de inovação em cada canto do Brasil. Juntos podemos ser mais fortes e chegar mais longe”, conclui.


Quer indicar sua cidade ou estado para receber ou para ser um parceiro do Núcleo de Jornalismo Startupi? Envie um email para matchmaking@startupi.com.br.

Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.