* Por Rudah Galli
O mercado de startups é crescente em todo o mundo e proporciona soluções cada vez mais inteligentes para diferentes tipos de problemas no dia a dia das pessoas e empresas. Para contextualizar o potencial desse mercado, de 2000 para 2023, de acordo com o “Panorama Tech na América Latina 2023”, do Distrito, o número de startups na região saltou de 558 para mais de 33 mil, representando um crescimento de 60 vezes.
No período entre 2013 e 2023, o Brasil ganhou os holofotes nesse modelo de economia e negócios, sendo o país com maior número de startups abertas e ativas, somando mais de 13 mil iniciativas de inovação (62,9% do total), liderando o ranking na América Latina. Em seguida temos o México (11,7%), Argentina (7,1%), Colômbia (6,2%) e Chile (5,1%).
Nesse contexto, é evidente que há uma infinita oportunidade da aplicação de soluções de IA generativa no universo das startups. Segundo um relatório da Cortex Intelligence e da Endeavor, os segmentos que mais cresceram foram tecnologia da informação e serviços, que respondem por mais da metade das startups. Em seguida estão varejo, financeiro e indústria. Para 2024, há ainda grande expectativa de iniciativas nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e entretenimento.
Lideranças, IA e startups globais
É importante que gestores, líderes e CEOs entendam que precisam mergulhar no universo da IA generativa, pois por meio dela conseguiram atingir vantagens competitivas cada vez mais interessantes para seus negócios, como aumento da produtividade, modernização tecnológica constante, análise e insights ricos e baseados em dados, além de uma maior escalabilidade para seus produtos e/ou serviços.
As startups globais já entenderam esse movimento e aplicam a IA para a geração de insights, plano de ação e implementação que sejam capazes de auxiliar gestores na criação de estratégias de backlogs e diagnósticos de produtos. Além disso, as chamadas “IA native”, ou seja, startups que já nascem sob o DNA da Inteligência Artificial conseguem ter um alto ganho competitivo em quatro importantes pilares: Vender melhor; Prever melhor; Reter melhor e Atender melhor.
Por fim, as possibilidades da IA são inúmeras para todos os tipos de negócios e no universo das startups há ainda uma ampliação dos panoramas. Por isso, o momento é de ação e testes constantes. Afinal, da mesma forma que a IA aprende com nossos dados, podemos também aprender com ela como aprimorar atividades em nossos negócios.
* Rudah Galli é CRO e Sócio da GOK
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