*Por Clarissa Millford e Diego Davoli
Dentro de uma empresa, a banalidade do cotidiano, dias repetitivos e cansativos, podem diminuir o engajamento interno de seus colaboradores, podendo afetar a empresa drasticamente. Por conta disso, hoje, existem diversos métodos de gamificação que incentivam a produtividade e bem estar dentro do ambiente de trabalho.
Um deles é a gamificação, uma nova metodologia que pode aumentar o engajamento interno da sua empresa e animar seus colaboradores, esse termo tem origem da palavra “game” e consiste em transformar essas situações comuns do dia em uma espécie de jogo, tendo pontuações e trazendo uma competição entre os colaboradores.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Uma pesquisa encomendada pela BGS – Brasil Game Show juntamente com o Instituto Datafolha em 2020, mostra que o público gamer no Brasil representa mais de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos. A oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) apontou que 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no período de isolamento social. Além disso, 72% da população do Brasil joga algum tipo de videogame.
A partir dos mesmos elementos que induzem um jogador a concluir uma missão. A gamificação se vale de uma narrativa interligada e recria a competitividade gerada nos jogos para outros ambientes, por isso possui regras, objetivos, pontuações, recompensas, além de diferentes etapas.
Dentro do ambiente corporativo, é uma forma de aumentar a produtividade, foco, determinação, engajamento entre as equipes e aprimoramento de habilidades técnicas. A estratégia pode ser realizada tanto de forma analógica, quanto online.
*Clarissa Millford e Diego Davoli são executivos que focaram seus negócios para ajudar empresas na criação de vídeos corporativos no TikTok
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.