A marca TiNDLE, de frango à base de plantas da Next Gen, foodtech sediada em Singapura, anunciou um seed extension de US$ 20 milhões, elevando o montante do seu seed round para US$ 30 milhões.
Os novos investidores incluem o GGV Capital, fazendo seu primeiro investimento em frango a base de plantas; Bits x Bites, um fundo de tecnologia de alimentos e agrícola com base na China, investindo ativamente no mercado de proteínas alternativas; Yeo Hiap Seng, um player asiático líder em alimentos e bebidas com forte presença no setor de laticínios à base de plantas; Chris Yeh, coautor de Blitzscaling, um livro sobre como as empresas de tecnologia constroem escala rapidamente; e um grupo proeminente de atletas, incluindo Dele Alli, o jogador de futebol da seleção inglesa. Os investidores já existentes incluem Temasek e o Venture Capital com base na Ásia K3 Ventures.
O financiamento será usado para impulsionar a entrada do TiNDLE no mercado dos EUA nos próximos 12 meses. Os EUA são o maior mercado de carne vegetal do mundo e abrigam marcas líderes como Impossible Foods, Beyond Meat e outras. De acordo com o Good Food Institute, o mercado de varejo dos EUA para alimentos de origem vegetal valia US$ 7 bilhões em 2020, e US$ 5,5 bilhões em 2019.
A demanda por carne vegetal está sendo impulsionada por produtos de melhor qualidade, apetite do consumidor por um estilo de vida mais saudável e tendências e comportamentos sustentáveis. As empresas líderes construíram marcas de enorme sucesso, comprovando a demanda por carne bovina e suína de origem vegetal. No entanto, ainda há uma lacuna de produto para frango de origem vegetal.
A Next Gen também anunciou mudanças na equipe de liderança, com Timo Recker assumindo o cargo de Chairman, o brasileiro Andre Menezes torna-se CEO, e Rohit Bhattacharya, que anteriormente era Diretor da Temasek, passa a ser CFO.
O cofundador e CEO Andre Menezes observa: “Os Estados Unidos são o maior mercado do mundo de alimentos à base de plantas. Já estamos estabelecendo nossas bases no país para estar no mercado nos próximos 12 meses, à medida que aceleramos nossa meta de nos tornar o líder mundial da categoria de frango a base de plantas. A excelente resposta dos investidores, tanto novos quanto existentes, mostra a confiança em nossa tecnologia inovadora, modelo de negócios altamente escalável, experiências de sabor diferenciadas e a capacidade de nossa equipe de tornar a TiNDLE um líder de mercado nos Estados Unidos”.
“Após o lançamento do TiNDLE, em março de 2021, expandimos para três mercados e esperamos estar em mais de cinco até o final de 2021 – marca que algumas empresas líderes não ultrapassam mesmo após anos de existência. Estamos escalando a um ritmo incrivelmente rápido com nosso modelo de negócios asset light, nossa rede de distribuição, talento e colaborações com grandes chefs e restaurantes reconhecidos”, acrescenta Jean Madden, CMO da Next Gen .
Lançado pela primeira vez em Singapura no início de 2021, o TiNDLE é vendido em mais de 70 restaurantes em Cingapura, Hong Kong e Macau – incluindo o ADDA, do Chef Manjunath Mural, quatro vezes premiado com estrela Michelin, e o Bo Innovation, do Chef Alvin Leung em Hong Kong, duas estrelas Michelin.
Desenvolvido pelo CTO da Next Gen, John Seegers, em parceria com chefs e para chefs, o primeiro produto TiNDLE é o TiNDLE Thy, que oferece o sabor e a versatilidade inconfundíveis da coxa de frango. Os chefs podem usar facilmente o TiNDLE Thy para preparar pratos em várias culinárias e para muitos tipos de cozinha – ocidental, chinesa, indiana, do Oriente Médio e muito mais.
Com alto teor de proteína, fibras e baixo em carboidratos, o TiNDLE também é livre de modificação genética (No-GMO) e naturalmente zero colesterol. TiNDLE Thy atende às diretrizes nutricionais do Healthier Choice Symbol, administrado pelo Conselho de promoção de saúde de Singapura, devido ao seu baixo teor de sódio e gordura saturada, em comparação com alternativas regulares de carnes plant based.
A empresa vai contratar mais de 50 funcionários nos EUA, em P&D, Vendas, Cadeia de Suprimentos, Finanças e Marketing, para dar suporte ao seu lançamento local.
“A equipe da NextGen tem um dos mais fortes fundadores do mercado em FoodTech, tendo anteriormente desenvolvido e lançado com sucesso um produto de carne à base de plantas no mercado europeu. O foco da equipe na qualidade do produto, recall da marca e distribuição fornece uma base sólida para o crescimento futuro da empresa”, afirma Jenny Lee, Sócio-Gerente da GGV Capital. “Nossa parceria com a equipe Next Gen é sustentada por nosso compromisso com fundadores que mostram verdadeira paixão e talento para resolver os desafios fundamentais do nosso tempo – a sustentabilidade alimentar é um deles. Aproveitando a tecnologia para criar deliciosos alimentos à base de plantas, a NextGen tem uma oportunidade global única de popularizar produtos alimentícios não-animais e permitir que os consumidores saibam que um ótimo sabor pode andar de mãos dadas com excelente nutrição e sustentabilidade”, completa.
O TiNDLE também usará o seed extension para uma expansão internacional contínua na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio, desenvolvendo sua tecnologia, estabelecendo um centro de pesquisa e desenvolvimento em Singapura e diversificação de produtos.
O roteiro para os próximos um a dois anos inclui o levantamento de fundos da Série A, diversificação de produtos e expansão internacional contínua, principalmente na Europa.
Demanda de mercado
O mercado global de proteínas vegetais deve chegar a US$ 85 bilhões até 2030, de acordo com o UBS. O investimento global em tecnologia de alimentos nos três primeiros trimestres de 2020 foi de US$ 8,37 bilhões, superando os US$ 7 bilhões arrecadados em 2019.
Foto de destaque: Andre Menezes, cofundador e CEO da Tindle.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.