A Cumbuca, fintech brasileira investida e acelerada pela Y Combinator, acaba de ser lançada e anuncia sua rodada Seed. A startup tem como propósito ajudar as famílias brasileiras a dividirem melhor os seus gastos e inaugura nova onda de fintechs sociais no Brasil. Os valores do investimento não foram revelados.
“Não faz sentido tratar algo que é naturalmente coletivo como uma tarefa individual. A Cumbuca é o primeiro passo de uma plataforma para casais que nasce para organizar rotinas, gastos e trazer harmonia para as famílias e para as casas brasileiras”, explica Daniel Ruhman, fundador da companhia. Através do seu app, casais e famílias poderão ter uma conta em conjunto com saldos individuais que permite dividir, de maneira customizada, qualquer PIX ou boleto como delivery de comida, mercado, aluguel ou conta de luz.
Entre os mais de 20 investidores e empreendedores que aportaram na Startup, estão Renato Freitas (99), Bruno Balbinot (founder Ambar), Fernando Gadotti (founder DogHero), Pedro Sirotsky (Barrah/B1), Sergio Bronstein (BZCP), Guilherme Weege, Verve Capital e mais de 10 outros fundadores de Startups que preferiram não ser nomeados.
A Cumbuca simplifica a tarefa complexa de gerir as contas da família em todas as suas etapas, da resolução da contribuição individual de cada um para os gastos comuns até o pagamento de contas. “O app coloca todo o poder na mão do usuário. Cada pessoa consegue definir quanto vai contribuir por mês e consegue ver com clareza como o dinheiro da família é utilizado”, destaca Ruhman.
No app, cada centavo tem o seu dono e nenhum real pertence a mais de uma pessoa. Cada pessoa tem controle sobre o seu dinheiro e visibilidade coletiva no uso do grupo, com saldos individuais e independentes e cada divisão é customizada – isso quer dizer que cada um gasta no seu ritmo e da sua maneira, sempre prático e transparente.
Um estudo publicado em 2012 nos EUA aponta o dinheiro como a maior fonte de conflitos e tensões mesmo entre os casais mais felizes. No levantamento, 49% das pessoas divorciadas contaram que brigavam muito com seus parceiros por causa de perfis econômicos diferentes e de mentiras sobre os gastos.
“A Cumbuca acaba com as brigas e técnicas complexas para dividir as despesas. É o fim da planilha, do caderninho e da estratégia de intercalar gastos e definir responsáveis por cada despesa, do delivery ao aluguel. Com a Cumbuca, é fácil resolver quem vai contribuir com quanto e em qual proporção”, afirma Ruhman.
A Cumbuca oferece o primeiro mês grátis e depois cobra uma mensalidade fixa de R$19,90 por grupo, assim como o Netflix, independente do número de membros.
* Foto de destaque: Daniel Ruhman, fundador da companhia.
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