* Por Daniella Doyle
Os serviços de bem-estar, também chamados de Wellness (ou empreendedorismo Wellness), têm se destacado de forma significativa no ambiente digital brasileiro nos últimos anos. De acordo com estudo realizado pela AG7 em parceria com Global Wellness Institute (GWI), lançado em outubro do ano passado, avaliou a economia desse segmento em R$ 400 bilhões, figurando entre os 11 mercados mais relevantes do segmento. No mundo o cenário não é diferente, com a expectativa de que o setor ultrapasse a marca de US$ 1 trilhão até 2025.
O alto valor atrai diversos empreendedores dos mais variados portes, que têm como objetivo escalar em um cenário que apresenta crescimentos contínuos. Isso faz com que empresas que lidam com obem-estar, seja ele físico, estético ou mental, se consolidem cada vez mais no mercado.
O destaque para o segmento está atrelado ao momento em que vivemos e dos impactos causados pela pandemia. As pessoas estão mais cuidadosas em relação à saúde mental, nutricional e sexual. Portanto, é seguro afirmar que esse mercado tende a se manter em alta nos próximos anos, visto que essas tendências vieram para ficar.
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Entretanto, aqueles que desejam buscar destaque no segmento devem estar atentos, afinal, a atratividade do setor pode resultar em inúmeros negócios que proporcionam serviços semelhantes, tornando a competição cada vez mais acirrada. A vantagem é que, dentro do wellness, há diversas vertentes que podem ser exploradas, como as que citei anteriormente. Uma vertente que está em alta, por exemplo, é a voltada para a qualidade do sono, que por meio de apps regulam a quantidade e a qualidade de horas dormidas.
Tudo aquilo que é voltado para o bem-estar se enquadra no segmento, de produtos consumíveis que visam melhorar a saúde dos consumidores, a serviços que visam proporcionar atendimentos psicológicos de qualidade. O potencial a ser explorado por empreendedores é vasto.
Uma vez que pensamos no consumidor, vale a pena destacar que a percepção da sociedade quanto aos cuidados com a saúde também mudou no cenário pós pandemia. Cuidar do corpo, por exemplo, deixou de ser apenas uma questão estética para se tornar algo fundamental para proporcionar mais saúde e qualidade de vida. A covid-19 nos fez perceber a importância de se ter uma rotina mais saudável, visto que uma parte significativa das pessoas que sofreram alguma consequência séria da doença, tinham comorbidades como pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes etc. Foi uma virada de chave que trouxe a percepção de que investir em saúde e bem-estar pode trazer diversos benefícios e nos preservar de consequências sérias frente às mais variadas doenças.
Em minha carreira, já atuei com diversos especialistas que investiram em negócios no setor e posso dizer com segurança que aqueles que tiveram mais facilidade em prosperar estavam justamente atentos às tendências e aos hábitos de consumo de potenciais clientes. Contar com soluções tecnológicas que visam descomplicar a gestão dos negócios também é algo que potencializa as chances de sucesso de um determinado negócio.
No final das contas, a dica mais importante vale para todas as áreas: esteja sempre atualizado dentro do contexto que está inserido e busque sempre alternativas criativas para se destacar em meio aos seus concorrentes.
Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros.
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