Philip Kotler diz há bastante tempo que conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Existes algumas empresas oferecendo solução para programa de fidelidade, mas a Dotmiles (e seus investidores) acredita que tudo pode ser mais simples e completo.
Com a versão atual em funcionamento há algumas semanas (versão beta foi em dezembro), a Dotmiles foca em ser uma plataforma de CRM Intelligence que suporta e agrega programas de relacionamento. Funciona como um sistema web ou aplicativo para smartphones (Android e iOS), com uma pequena integração dentro dos estabelecimentos (para que os atendentes registrem no CPF do cliente o valor que ele gastou). A ideia é, ao mesmo tempo, fornecer saldo de pontos dos programas de fidelização existentes, oferecer análise para segmentação de relacionamento, e ainda possibilitar a criação e gestão de novos programas.
Conversei com Celso Candido de Almeida Neto (na foto), co-fundador e CEO da startup. Ele me contou que mais de uma dezena de estabelecimentos (e mais de 10 mil consumidores) já utilizam o sistema na região de São Paulo e pagam alguns centavos por cada ponto que os clientes clamam. No geral, o sistema dá uma equivalência de 1 ponto para cada R$ 1,00 consumido no estabelecimento, mas fica a critério de cada loja, restaurante ou serviço estipular o que os clientes ganham em troca dos pontos.
Junto com os sócios Lincoln Tadeu do Nascimento Silva (que responde por tecnologia), Romulo Campos dos Reis Jr. (que responsável por produto e maturou a ideia durante seu Mestrado na USP de Ribeirão Preto) e Leandro Pizarro Ota (design), a empresa conta com muitos anos de experiência em desenvolvimento de software, criação de produtos, gestão de projetos e relacionamento com clientes – Celso, por exemplo, trabalhou em diversas funções na Direct Talk durante alguns anos.
A Dotmiles conta também com a expertise de seus sócios-investidores, a Demiurgus – que tem atuação discreta mas já investiu em alguns negócios conhecidos. A estratégia passa pela adesão de redes e franquias, depois a ativação de outras funcionalidades.
Benefícios para os estabelecimentos
Na visão da Dotmiles, o sistema funciona bem para os estabelecimentos de diversos segmentos e que realmente tem interesse em entender de verdade a sua clientela (com a análise da inteligência gerada por meio do sistema) e manterem um programa de fidelização por meio de relacionamento. “A gente não força qualquer estabelecimento a entrar. A integração com nosso sistema e a operacionalização são muito simples, mas obviamente depende que o local tenha uma estratégia de marketing e a intenção clara de se relacionar”, posiciona.
Para empresas determinadas, a Dotmiles pode fazer a diferença. “Otimizar o relacionamento com os clientes pode fazer a empresa aumentar a recorrência do consumo, o faturamento e a rentabilidade. Para ativar isso, não precisa ser um gênio do marketing, pois é muito simples e são as informações do sistema que vão dar uma base mais sólida para a gestão dos relacionamentos e programas” , explica o CEO.
Benefícios para os consumidores
Para o cliente, agora fica mais fácil ver em um único aplicativo quais estabelecimentos tem um programa de relacionamento ou fidelização, acompanhar o saldo de pontos em cada um, ver qual dia tem promoção para os fidelizados. Na prática, significa: você não precisa mais ficar carregando várias cartelas, uma de cada local, para ficar carimbando. O mesmo vale para os cartões magnéticos, que geralmente só informam o saldo de pontos dentro do estabelecimento.
Alguns programas já oferecem acesso via web, mas ainda assim as regras de equivalência de pontos não costumam ser transparentes ou fáceis de entender. Utilizar os pontos também pode ser um tanto complicado e cheio de etapas de validação e prazos de ativação. A Dotmiles quer simplificar tudo isso.
“Quantas vezes você já preencheu cadastros em lojas e outros estabelecimentos e isso só serviu para enviarem email de ‘Feliz Aniversário, venha fazer sua festa conosco’ ou ainda promoções sem foco? Com Dotmiles faz mais sentido se cadastrar uma única vez e participar dos programas de diversos estabelecimentos que estão determinados a tratarem os clientes com inteligência”.