* Por Ana Debiazi
O uso cada vez mais intenso da internet, com todos conectados em um aparelho celular, e presente em uma ou mais redes sociais é a realidade de todos. Os celulares vêm se tornando cada vez mais protagonistas nas vendas. O mundo está conectado, e as organizações de todos os tamanhos precisam trazer inovações e entregar experiências de consumo cada vez mais relevantes.
Os processos e as soluções precisam estar integrados para aumentar a produtividade e a eficiência nas vendas. O setor varejista é muito concorrido e disputado no mercado brasileiro. Apesar disso, a transformação digital no varejo têm contribuído para o entendimento dos novos hábitos dos consumidores e fortalecimento do desempenho das empresas.
O mercado on-line cresce cada vez mais, e o modo como as empresas se relacionam com seus potenciais clientes tem que acompanhar essa mudança. Os consumidores pesquisam informações na internet antes de ir a uma loja física. Perceber esses novos hábitos traz benefícios para os varejistas, pois aumenta o desempenho produtivo e possibilita decisões mais eficientes. Assim, consumidores ficam mais satisfeitos e isso reflete nas vendas.
A pandemia de fato ajudou para que o processo de transformação digital se acelerasse no varejo, e em todas as áreas da economia, mas a mudança no comportamento do consumidor e o crescimento das empresas varejistas no mundo digital realmente aceleraram a transformação.
A conectividade é uma das razões mais importantes para a transformação digital. A transição da cultura, trazida pela conectividade, significa entregas mais ágeis, maiores flexibilizações de processos e mais foco no cliente.
Empresas que não se adaptarem ao meio digital ficarão para trás. Mesmo aquelas cujos serviços ou produtos não estão ligados ao mundo tecnológico precisam acompanhar essa nova realidade, afinal a internet está presente no dia a dia da maioria das pessoas e toda e qualquer empresa será conhecida, reconhecida, julgada e recomendada pelo meio digital.
A tecnologia possibilita a integração das lojas físicas e on-line – o chamado omnichannel. A partir daí, os consumidores têm a opção de pesquisar na internet os produtos de seu interesse e não dependem exclusivamente do frete. A possibilidade de comprar e retirar na loja agrada muitos clientes, que economizam a taxa de entrega e conseguem e agilizam o processo.
Outra mudança que a tecnologia trouxe foi o aumento das vendas. Se no passado a única forma de vender era física, agora a internet também é uma ferramenta poderosa de comercialização. Ainda, existe a possibilidade da venda sem fronteiras, enquanto as lojas físicas estão limitadas a sua vizinhança, as vendas on-line permitem estar em todo lugar.
O relacionamento com o cliente é fundamental. É necessário encontrar formas de cativá-lo e fidelizá-lo, mesmo sem o atendimento humanizado. Conhecer seus hábitos de consumo, fazer ofertas personalizadas, dar ao cliente formas de contato, se necessário. Isso fará com que o cliente valorize sua marca e tenha influência direta na decisão de compra.
Por fim, é importante investir em estratégias de marketing nas redes sociais e, para aumentar a eficiência desse processo, é interessante descobrir em quais delas o seu público-alvo está mais presente. Dessa forma, o conteúdo produzido nesse ambiente chegará de maneira mais eficiente aos potenciais clientes.
Ana Debiazi é CEO da Leonora Ventures, Corporate Venture Builder com DNA inovador e com proposta de trazer soluções para os setores de educação, logística e varejo e promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups.