* Por Eduardo Tardelli
Com o ambiente corporativo cada vez mais regulamentado, as empresas brasileiras precisam se atentar a diversas questões trabalhistas, a fim de se manterem de acordo com a lei. Nesse sentido, aquelas que optam pela implementação de algumas medidas internas, como o compliance trabalhista, acabam se destacando.
O que é compliance trabalhista?
Mas, afinal, o que é o compliance trabalhista? Basicamente, ele está relacionado à implementação de programas que assegurem a conformidade entre a legislação trabalhista e algumas políticas que são adotadas dentro de uma empresa. É graças a ele que as companhias conseguem evitar processos trabalhistas e, ainda, melhorar o clima organizacional.
Para implementá-lo no seu dia a dia, o indicado é reunir profissionais como os do setor jurídico e de recursos humanos. Eles serão peças fundamentais para a avaliação de riscos, identificação de falhas e o estabelecimento de alguns tipos de controles internos e externos.
Além disso, eles ainda poderão ser responsáveis pela criação de um canal de denúncias, pela instituição de um código de conduta, que será desenvolvido de acordo com o perfil da empresa e, também, por fazer um balanço do histórico das empresas ou parceiros com os quais a empresa possui vínculo.
Afinal, para minimizar uma exposição a riscos legais, é importante saber se os gestores estão seguindo algumas leis trabalhistas, como pagar o INSS e o FGTS corretamente, por exemplo, ou ainda se possuem algum tipo de processo que possa prejudicar seu negócio, mesmo que indiretamente.
Nenhuma empresa quer relacionar a sua imagem a ações judiciais e, consequentemente, ter prejuízos financeiros. Aqueles que ainda não notaram a importância de se desenvolver e aprimorar um time de compliance trabalhista, precisam correr.
Por fim, a adoção de práticas de compliance pode inibir práticas indevidas e, ainda, criar um ambiente de trabalho encorajador para todos os colaboradores. Reflita sobre isso!
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.