* Por Yago Almeida
É, caro colega empreendedor, acho que nunca passamos por um período tão complicado e desafiador para nossos negócios nos últimos anos, não é mesmo?! Vimos muitos amigos fecharem suas portas e serem obrigados a demitir grande parte (se não, toda) sua equipe.
Isso tudo nos entristece muito, mas não podemos perder as esperanças. Por isso, e como somos brasileiros, sempre acabamos encontrando uma maneira de nos reinventarmos, ganharmos fôlego e recuperarmos o mercado. Afinal, a roda não pode parar!
Por isso, no texto de hoje resolvi falar da importância de entender como atrair e reter seus clientes mesmo a distância. No setor automotivo esse desafio é ainda maior, pois o público é altamente exigente, procura por conforto, qualidade e bons preços e, claro, está mais do que habituado ao tratamento pessoal dos vendedores.
Por isso, desde março consigo observar toda a cadeia da indústria automotiva em movimento e procurando novas formas de se conectar com esse público. Acredito que o caminho seja deixar as velhas crendices de lado e apostar de uma vez por todas no digital.
Aqui na Olho no Carro, por exemplo, temos criado planejamentos estratégicos apenas focados em Google Adwords, Facebook e entregado aos nossos clientes um blog inteligente. Pode parecer bobagem, mas mais do que nunca as pessoas procuram por conteúdos, por informações relevantes. Portanto é hora de olhar para suas redes sociais e blogs e ver se o que você entrega tem, de fato, agregado valor ao dia a dia do consumidor.
Não espere as coisas “voltarem ao normal”, se é quem um dia vão, para olhar para dentro e aplicar técnicas de SEO. Mesmo sendo do setor automotivo não é preciso ficar preso ao passado e esperar que o consumidor volte à loja.
Acredite, muitos deles experimentaram o mundo digital e suas facilidades e não devem sair dele tão cedo. E aí, você vai perder esse pessoal?! De jeito nenhum, não é mesmo?!
Então arregace as mangas, estude o ambiente digital e mergulhe nesse oceano azul!
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.