A ZoomAgri, agtech impulsionada por Inteligência Artificial (IA), anunciou o recebimento de um aporte de US$ 3,3 milhões, em uma rodada Pré-Série A que trará um financiamento total de US$ 4,75 milhões. O montante vem de investidores líderes de venture capital da América Latina e da Austrália, como SP Ventures, Artesian, GrainInnovate e Glocal.
Fundada em 2017 na Argentina, a empresa já conta com escritórios na Espanha e Austrália e planeja abrir uma operação no Brasil. “Estamos diante de uma grande oportunidade de mercado e provamos, como empresa, que podemos desenvolver uma tecnologia que realmente agrega valor aos nossos clientes. Agora vamos acelerar nosso crescimento, lançando soluções e expandindo geograficamente.Fortaleceremos ainda mais nossa posição na América do Sul, Europa e Austrália. Planejamos iniciar nossas operações no Brasil em um futuro próximo. Por ser um centro de produção com crescimento acelerado, consideramos o país um mercado-chave para impulsionar nosso crescimento”, conta Fernando Martinez de Hoz, Cofundador da ZoomAgri.
Com clientes em 18 países e um banco de dados de mais de 100 milhões de imagens exclusivas de vários grãos e oleaginosas, a ZoomAgri construiu a plataforma líder para a determinação da qualidade física e pureza varietal de diferentes commodities agrícolas, pré-semeadura e pós-colheita. Suas soluções atualmente são utilizadas por todos os participantes da cadeia de abastecimento, como companhias de sementes, agricultores, manipuladores de grãos, exportadores, processadores de grãos, empresas de agrimensura e laboratórios.
Fundador e sócio-gerente da Glocal, Bernardo Milesy, aposta no potencial da agtech. “Conheço o time da ZoomAgri desde o início de 2018. Investimos na rodada de pré-seed porque tínhamos a certeza de que eles eram capazes de executar suas ideias e planos. Hoje podemos dizer que superaram nossas expectativas e, novamente, apostamos na empresa devido à sua equipe de classe mundial e capacidade de execução”, afirma.
Tecnologia de ponta para a agricultura
Em 2018, a ZoomAgri lançou com sucesso seu primeiro produto comercial. Capaz de determinar em tempo real a pureza das variedades de cevada para malte, o ZoomBarley revolucionou a indústria de cerveja e malte. A tecnologia é atualmente comercializada em cinco continentes e atende clientes como AB InBev, Boortmalt, Soufflet, InVivo, Malteurop, Estrella Damm, Holland Malt, Malteria Oriental, Avangard Malz e Ireks. A agtech também desenvolveu soluções que reconhecem as variedades de trigo e de soja.
Agora, a ZoomAgri traz ao mercado a ZoomAgriSpex, que permite determinar a qualidade física dos grãos e oleaginosas, também em tempo real. A cada ano, 3 bilhões de toneladas métricas desses insumos são produzidos e movidos ao longo da cadeia de abastecimento. No entanto, existem vários problemas na avaliação desses itens, como erros de classificação, atrasos, subjetividade, fraude e custo extremamente alto. A nova ferramenta chega com o propósito de resolver todos esses pontos.
Modelo de negócios inovador e acessível
Medir a qualidade da maneira correta permite que os participantes da cadeia produtiva do agronegócio sejam mais eficientes em seus processos, reduzindo a necessidade de transporte, solo, insumos e uso de água. Além disso, também diminui a quantidade de mercadorias que seriam desperdiçadas ou perdidas durante o armazenamento. Como prova do impacto positivo da ZoomAgri na indústria, no início deste ano, a empresa ficou com os primeiros lugares no International Food Safety Challenge, da IFC África, e no DemoDay do Brasil, programa da AMBEV e Aceleradora 100+.