* Por Pedro Signorelli
A maioria dos mortais vai dizer que para conseguir lucro é preciso percorrer um caminho que nem sempre é fácil. Riscos existem a todo momento e é preciso estar preparado para lidar com vários cenários, muitos deles não favoráveis. Diversas vezes, para obter lucro no futuro, é necessário deixar de ganhar no momento atual, visando uma perspectiva que traga mais estabilidade e segurança para o negócio, haja vista a estratégia da Amazon, que sempre deixou clara sua estratégia de longo prazo, pouco importando o que Wall Street diria após a publicação dos resultados trimestrais.
Segundo pesquisa realizada pela empresa de inovação Distrito, que monitora mais de 35 mil startups brasileiras, houve um investimento de US$ 2,04 bilhões em negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos nacionais durante o primeiro trimestre deste ano. O valor representa 4% mais do que o volume do mesmo período de 2021, o que é um recorde em investimentos nas startups brasileiras.
Porém, isso não impede que as companhias tenham dificuldades financeiras, precisando tomar decisões como o corte de funcionários, como tem se visto recentemente, quando alguns unicórnios – startups que alcançam uma avaliação de 1 bilhão de dólares – anunciaram demissões significativas, como a Facily (social commerce), o Quinto Andar e a Loft (ambos de venda e aluguel de imóveis online), entre outras.
Uma possível estratégia para manter estabilidade ou recuperar lucros é investir em tecnologia, transformando-a em uma verdadeira aliada. Isso já é uma realidade, visto que vivemos no mundo da transformação digital, com tudo migrando ou cada vez mais dependendo da tecnologia. Por essa razão, hoje as empresas precisam saber aproveitar esta onda gigante, que pode trazer crescimento considerável nos lucros.
A tecnologia deve ser aplicada corretamente se quisermos que traga resultados e não seja só mais um projeto executado sem impacto no negócio. Por exemplo, para que a empresa consiga ajudar um cliente de forma efetiva aplicando recursos tecnológicos, é fundamental conhecer quem é esse cliente e também possuir conhecimento detalhado de como ele interage com a marca da empresa em todos os momentos, não adianta só implementar atendimento no WhatsApp por chatbot. Vai muito além.
Com base nas informações que você coleta em todos os pontos de contato com seu cliente, você evolui o produto de acordo com os dados que adquiriu e precisa fazer isso constantemente, pois o seu cliente pode mudar o perfil de consumo ao mesmo tempo em que surgem concorrentes no mercado ou segmento em que você atua. E acredite, vão roubar seus clientes atuais, basta olhar o que acontece com Netflix. A melhor ferramenta para gerar engajamento de todos em torno destas agendas são os OKRs – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves.
Os OKR nos ajudam a fugir da simples definição da lista de tarefas e ações a serem feitas e a focar nos resultados que importam. Porque quando você adota esse tipo de gestão, é premissa que se façam avaliações constantes e a cada uma delas os ajustes que forem necessários e, claro, a comunicação de tudo isso com o time, para que cada membro conheça sempre a missão da companhia e saiba exatamente o propósito daquilo que está fazendo no dia a dia.
Para ter geração de valor e incremento de margens constante, seja quando você está no início da constituição da sua empresa ou quando já está mais maduro, você nunca deve tirar o olho do peixe, precisa da disciplina do acompanhamento. Sem isso, as ótimas ideias que você e seu time podem ter, vão se perder no meio da execução de uma série de coisas que invadem nossa rotina.
Pedro Signorelli é especialista “insider” na implementação de OKR em empresas de diversos tamanhos e segmentos, e ministrando palestras e workshops de implementação de OKR.