O ano está começando e já vimos diversos estudos apontando quais serão as tendências em marketing nos próximos meses. Entre novas tecnologias, hábitos, estratégias e comportamentos, na minha percepção, esse será um ciclo de amadurecimento. Em 2024, vivemos a inovação a todo momento e a cada novidade ou tendência que surgiu no mercado. Mal deu tempo de aprender sobre uma tecnologia e logo nos deparamos com outra, especialmente no campo da IAl.
Em 2025, acredito que o cenário será diferente. Com base nas tendências que observei em diferentes estudos publicados pelo Gartner, Kantar, Forbes e outras instituições, a minha percepção é que o objetivo é absorver todas essas informações e dar mais qualidade para o seu uso no dia a dia, além de corrigir e fortalecer as soluções, eliminando as suas “fraquezas”.
Nós mudamos a IA, e a IA muda o nosso comportamento
Por exemplo, um relatório de tendências da Kantar deu ênfase para a cibersegurança, colocando-a como prioridade na evolução da IA Generativa. Os dados mostram que 31% das pessoas no Brasil já se sentiram incomodadas com anúncios publicitários gerados por IA. São números que mostram a necessidade de olhar para a confiabilidade e a relevância das informações e ferramentas utilizadas.
Ao mesmo tempo, a IA Generativa está mudando totalmente o modus operandi de quem trabalha com marketing digital. A Forbes mostrou que buscadores como Google e Bing estão incorporando respostas geradas por IA nos resultados de busca, fazendo com que os manuais de SEO como nós conhecemos se tornem obsoletos e sejam reescritos para uma próxima fase. Ou seja, veremos profissionais aprendendo e evoluindo de acordo com as novas demandas da tecnologia.
Sustentabilidade e inclusão serão imperativos na área de marketing
No entanto, não é só a tecnologia que vai exigir uma mudança entre os profissionais de marketing. Um relatório da Kantar mostrou que o marketing relacionado à sustentabilidade contribuiu com mais de R$ 1,1 trilhão para o valor das 100 maiores marcas do mundo. Isso mostra que as práticas ESG estão, sim, em todas as áreas, e as equipes de marketing têm um papel fundamental para compartilhar essa cultura e reforçar os valores dentro da empresa e para o mercado.
E falando em ESG, a inclusão dessas práticas passa a ser essencial para o crescimento da marca. Mais do que a média global, os brasileiros estão de acordo com o fato de que as empresas têm a obrigação de ajudar a tornar a sociedade cada vez mais justa. Essa será uma prioridade, e os profissionais de diferentes gerações precisam entender a relevância desses temas para uma estratégia eficiente.
Enquanto em 2024 vivemos um período de evolução tecnológica constante, 2025 será marcado pela humanização nas relações, e precisamos nos preparar para esse novo ciclo.
Menos alcance, mais engajamento
Essa relação próxima se traduz nas métricas dos relatórios de redes sociais. Em outras palavras, veremos cada vez mais ênfase na qualidade do engajamento, e a mudança nesse posicionamento se dá por conta da queda da atenção da audiência.
Segundo a Kantar, 31% das pessoas globalmente afirmam que anúncios em plataformas de mídia social capturam sua atenção, o que é uma queda acentuada em relação aos 43% do ano passado.
Em 2025, conquistar a atenção exigirá um esforço contínuo e consistente das empresas e das equipes de marketing. As marcas não podem se acomodar com conteúdos que são apenas “compatíveis com a plataforma”, portanto será indispensável criar diferenciais para se destacar.
O crescimento do vídeo nas plataformas digitais
Conforme o relatório “Media Reactions 2024” da Kantar, 8% dos profissionais de marketing ao redor do mundo pretendem reduzir seus investimentos em TV aberta em 2025, enquanto 55% planejam ampliar seus aportes em streamings de TV.
A tendência é ver cada vez mais conteúdos em formato de vídeo. Com consumidores mais conectados e buscando conteúdos sob demanda, o streaming se consolida como um canal estratégico para marcas que desejam alcançar públicos específicos e influenciar os interesses das pessoas, fazendo com que a área de marketing considere os vídeos em sua estratégia.
Neste ano, o marketing estará diante de um ciclo de amadurecimento e adaptação. Tecnologias como a IA Generativa e as práticas ESG não são mais tendências, mas realidades que demandam abordagem estratégica, o que faz parte do dia a dia da empresa.
Profissionais de marketing terão que equilibrar inovação e humanização, investindo em conteúdos relevantes, relações verdadeiras e engajamento qualificado. Será um ano para corrigir fragilidades, maximizar o potencial das ferramentas e fortalecer conexões. Aqueles que abraçarem essas mudanças estarão mais preparados para crescer de forma sustentável no cenário dinâmico que está por vir neste ano que se inicia.
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