Um dia, você acordou cedo pela manhã, saiu da cama e leu o jornal com as notícias do dia antes de ir trabalhar. Quando chegou à sua mesa na empresa, checou se havia alguma ligação a ser feita ou se precisava enviar um FAX para tratar de um assunto urgente. Conferiu sua agenda de reuniões que eram feitas presencialmente e começou seu dia ao ligar o computador que não tinha internet ilimitada.
Nem parece que essa era a rotina de quem trabalhou na década de 90 a 2000. Uma distância de pouco mais de 20 anos em que as tarefas, as demandas e as habilidades mudaram drasticamente ao longo desse período, tudo graças à evolução da tecnologia. Com as mudanças que estamos vivendo nos dias de hoje, fico pensando como será a rotina dos trabalhadores daqui a duas ou três décadas.
Entre ferramentas de IA, análise e uso de dados em todas as tarefas, novas gerações de pessoas chegando ao mercado, iniciativas e práticas voltadas para ESG e a demanda por habilidades mais humanizadas e outras características sobre ser um bom líder, acredito que as coisas devam melhorar em muitos aspectos.
Mas só poderemos aproveitar ao máximo as oportunidades e os benefícios da tecnologia se estivermos preparados. Então, por onde começar?
Um estudo do Gartner fez a mesma pergunta e encontrou diversas respostas. Algumas delas, trago aqui em um breve resumo com as minhas percepções sobre elas. Porém se quiser conferir o material completo e tirar suas próprias conclusões, você pode acessá-lo aqui. Vamos lá?
Mundo inteligente: novos comportamentos e reações
Para se preparar para o futuro do trabalho, é importante entender as mudanças nas formas como interagimos com outras pessoas, nos lugares que visitamos, nos conteúdos que consumimos e nas outras características que fazem parte da nossa experiência real e digital.
Com isso, é comum vermos empresas que adotam soluções que permeiam entre as duas realidades, sem deixar de lado nenhuma delas. É o phygital e o omnichannel, que podem ser traduzidos em diferentes frentes. Desde o modelo de trabalho híbrido até a experiência completa do colaborador na empresa.
Produtividade: uma nova forma de gerar resultados
Entender quais são as novas tecnologias e compreender como elas podem ser utilizadas para impulsionar os resultados são iniciativas que devem ser constantes para quem pensa no futuro do trabalho. Novos modelos de gestão, uso de IA Generativa no dia a dia, assistentes virtuais, aplicativos inteligentes, dados sintéticos e aprendizado contínuo serão frequentes no dia a dia das empresas do futuro.
Acredito que precisamos reconhecer as necessidades atuais e saber como elas podem melhorar com o apoio das novas tecnologias. A partir dessas informações, podemos testar, corrigir e implementar, sendo mais efetivos na nossa estratégia. Outro ponto importante é entendermos as novas gerações para saber ouvir e aprender com eles também sobre as novas formas de conversar com os clientes.
Privacidade, ética e transparência: quanto melhor o ambiente, maior a produtividade
Essa mudança já vem acontecendo há algum tempo, mas é importante ressaltar que ela é contínua e torna o ambiente de trabalho um lugar vivo, em constante transformação. Os chefes ficaram nos anos 90 e 2000, abrindo espaço para as lideranças inspirarem suas equipes a buscar resultados cada vez melhores. Por isso, usar a IA e os dados para humanizar a relação entre empresa e colaborador é um dos princípios dos modelos de gestão do futuro.
É natural que o nosso trabalho esteja cada vez mais associado ao nosso propósito. Por esse motivo, mais do que olhar somente para os resultados, as empresas que querem se preparar para o futuro precisam construir uma cultura que tenha os seus valores descritos de forma clara para todos que pretendem fazer parte dela, despertando, assim, o interesse de novos talentos.
Tecnologia e novos facilitadores
Blockchain, Web3, chips de IA, 5G privado e outras nomenclaturas devem ganhar espaço no mercado de trabalho, e estudar essas novas tendências desde já é uma forma interessante de se preparar para o futuro. Afinal, quando elas começarem a ser discutidas em muitos lugares, você estará à frente, utilizando-as como soluções de rotina na sua empresa.
A IA é um caso recente que podemos usar como referência. Por mais que todos saibam o que é, ainda estamos descobrindo onde ela pode ser usada, e isso irá se perpetuar ao longo dos anos. É como mostra o Gartner:
“Até 2025, a IA Generativa será incorporada em 80% das ofertas de IA conversacional, em comparação a 20% em 2023.”
Explorando esses quatro caminhos da inovação, a empresa tem tudo para estar mais preparada para lidar com o futuro do trabalho, construindo uma cultura sólida, aberta à inovação e apta a manter a competitividade com o passar dos anos. Mas lembre-se de que eles são apenas referências.
Compreenda o que faz mais sentido para você, aprenda com os erros e incentive os acertos para construir sua própria jornada e preparar sua empresa para o que está por vir. Por isso, eu gosto de buscar informação e conteúdo que me ajudarão a pavimentar o meu próprio caminho em direção ao futuro. Dessa forma, estaremos sempre um passo à frente.
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